sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições


Logo Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, que atua como ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propôs nesta terça-feira (3) a criação de uma força-tarefa com peritos técnicos e instituições acadêmicas para que façam a identificação rápida de conteúdos produzidos por inteligência artificial (IA) durante o período eleitoral, em especial os chamados deep fakes, os vídeos, áudios e imagens manipulados por IA de forma extremamente realista. Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições | Cidade AC News – Notícias do AcreMinistro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições | Cidade AC News – Notícias do Acre

“A atuação da Justiça Eleitoral não pode se limitar a uma postura reativa ou exclusivamente punitiva”, avaliou o ministro. Ele defende o “fortalecimento da capacidade técnica” do TSE para lidar com as deep fakes de forma proativa e preventiva. 

Notícias relacionadas:

A atuação poderia se dar “por meio da eventual constituição de uma força-tarefa técnico-pericial para a análise célere de conteúdos sintéticos durante o período eleitoral, com credenciamento prévio de especialistas e centros de pesquisa universitárias”, sugeriu Mendes. 

“Tal iniciativa pode contribuir para a maior segurança técnica, agilidade decisória e legitimidade institucional na resposta a desafios complexos associados ao uso de inteligência artificial”, acrescentou o ministro. 

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Pelas regras atuais da Justiça Eleitoral sobre o uso de IA nas campanhas, o deep fake é vedado, sendo definido como todo conteúdo fabricado em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos e que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia. 

As normas em vigor foram propostas antes das eleições municipais de 2024. Atualmente, o TSE discute em audiências públicas propostas sobre as resoluções eleitorais deste ano. E foi na abertura dessas audiências que o ministro Gilmar Mendes apresentou a sugestão para que o tribunal fortaleça a fiscalização sobre o uso de deep fakes

Mendes propôs também que a Justiça Eleitoral firme acordos com empresas provedoras de ferramentas de IA que geram conteúdos de imagem e áudio para que possam cooperar com o TSE e implementar medidas que impeçam o uso indevido dessas ferramentas. 

“A cooperação com esses atores é fundamental para viabilizar medidas de prevenção como mecanismos de rastreabilidade, rotulagem de conteúdos gerados artificialmente, salvaguardas contra o uso abusivo de ferramentas de geração de deep fakes e respostas céleres diante de usos ilícitos ou eleitoralmente desestabilizadores”, pontuou Mendes. 

Audiências 

A Justiça Eleitoral publicou em janeiro 12 minutas de resolução e abriu um prazo, que se encerrou em 30 de janeiro, para o envio de sugestões por qualquer cidadão ou instituição de regras para as eleições. Algumas dessas propostas foram selecionadas para apresentação ao vivo, em audiências públicas nesta terça-feira e quarta-feira (4). 

A transmissão das audiências pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do TSE no YouTube

A consulta à sociedade civil pela Justiça Eleitoral é feita a cada ciclo eleitoral, sendo um procedimento obrigatório conforme a legislação vigente. Pela Lei das Eleições, o plenário do TSE tem até 5 de março do ano eleitoral para debater e aprovar todas as normas. 

Mais Lidas

Policlinica Mais Saúde oferece consulta com Clínico Geral por R$ 99,90

Policlinica Mais Saúde – atendimento completo, especialistas qualificados e tudo em um só lugar.

Correio das 07 estreia e já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1

O programa Correio das 07, apresentado por Marcela Jansen, já está no ar na Rádio Acre Cidade FM 107.1. Exibido de segunda a sexta-feira, às 7h20 da manhã, o noticiário aposta em informação organizada, entrevistas, prestação de serviço e participação ativa dos ouvintes, fortalecendo o jornalismo matinal no Acre.

Perseguição com tiros termina com dois presos após sequestro de motorista de aplicativo em Rio Branco

Joab Castelo Jinkings, de 27 anos, e Mateus Lucas...

Alerta para o Carnaval: chuvas intensas podem causar alagamentos e elevar rios, diz Friale

O período de Carnaval no Acre deve ser marcado...

Arlenilson Cunha apresenta anteprojeto para atualizar banco de horas do Iapen

No retorno dos trabalhos legislativos, nesta quarta-feira (11), durante...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo