sexta-feira, 5 dezembro, 2025

‘Brasil semidestruído’: Lula compara situação deixada por Bolsonaro à Faixa de Gaza

Ao participar do podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro e fez uma comparação polêmica entre a situação da Faixa de Gaza e o Brasil que encontrou ao assumir seu atual mandato. A gravação foi feita no último domingo, 15, e publicada nesta quinta-feira, 19.

“Quando chegamos aqui pegamos um país semidestruído. De vez em quando olho para a destruição na Faixa de Gaza e eu fico imaginando o Brasil que encontramos, aqui a gente não tinha mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Cultura”, afirmou Lula.

O presidente disse ainda que a destruição da estrutura ministerial foi “proposital” e criticou a gestão anterior. “O presidente [Bolsonaro] não gostava de nenhum ministério que pudesse ser uma alavanca de organização da sociedade. Para que cultura, se cultura politiza a sociedade?”, completou.

Lula também voltou a acusar Bolsonaro de ter “negado a democracia” e destacou que o país ainda precisa reconstruir as bases democráticas após os retrocessos.

Nos últimos meses, Lula tem reforçado críticas à condução do conflito entre Israel e Hamas. Ele já declarou publicamente que a Faixa de Gaza vive um genocídio e defende a criação de um Estado palestino. No início de junho, durante discurso ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, Lula afirmou que o motivo pelo qual cobra mudanças no Conselho de Segurança da ONU é justamente a incapacidade da organização em lidar com crises contemporâneas. “Não pode ser a mesma ONU de 1945”, disse.

Durante sua participação na Cúpula do G7, no Canadá, nesta semana, Lula voltou a citar os conflitos na Ucrânia e em Gaza. Sobre o enclave palestino, o presidente afirmou que “nada justifica a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças, nem o uso da fome como arma de guerra”.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo