segunda-feira, 4 agosto, 2025
34.3 C
Rio Branco

‘Brasil semidestruído’: Lula compara situação deixada por Bolsonaro à Faixa de Gaza

Ao participar do podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o governo de Jair Bolsonaro e fez uma comparação polêmica entre a situação da Faixa de Gaza e o Brasil que encontrou ao assumir seu atual mandato. A gravação foi feita no último domingo, 15, e publicada nesta quinta-feira, 19.

“Quando chegamos aqui pegamos um país semidestruído. De vez em quando olho para a destruição na Faixa de Gaza e eu fico imaginando o Brasil que encontramos, aqui a gente não tinha mais Ministério do Trabalho, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, da Cultura”, afirmou Lula.

O presidente disse ainda que a destruição da estrutura ministerial foi “proposital” e criticou a gestão anterior. “O presidente [Bolsonaro] não gostava de nenhum ministério que pudesse ser uma alavanca de organização da sociedade. Para que cultura, se cultura politiza a sociedade?”, completou.

Lula também voltou a acusar Bolsonaro de ter “negado a democracia” e destacou que o país ainda precisa reconstruir as bases democráticas após os retrocessos.

Nos últimos meses, Lula tem reforçado críticas à condução do conflito entre Israel e Hamas. Ele já declarou publicamente que a Faixa de Gaza vive um genocídio e defende a criação de um Estado palestino. No início de junho, durante discurso ao lado do presidente francês Emmanuel Macron, Lula afirmou que o motivo pelo qual cobra mudanças no Conselho de Segurança da ONU é justamente a incapacidade da organização em lidar com crises contemporâneas. “Não pode ser a mesma ONU de 1945”, disse.

Durante sua participação na Cúpula do G7, no Canadá, nesta semana, Lula voltou a citar os conflitos na Ucrânia e em Gaza. Sobre o enclave palestino, o presidente afirmou que “nada justifica a matança indiscriminada de milhares de mulheres e crianças, nem o uso da fome como arma de guerra”.

Mais Lidas

Antônia Sales defende atendimento especializado e políticas públicas permanentes para pessoas com fibromialgia

Parlamentar cobra contratação de reumatologistas, acesso digno à saúde...

Polícia Civil localiza crianças desaparecidas em Senador Guiomard no mesmo dia do registro

No último domingo, 3, duas mães compareceram à Delegacia...

Aleac realiza audiência pública para debater desafios no diagnóstico e tratamento da fibromialgia no Vale do Juruá

  Iniciativa do deputado estadual Adailton Cruz busca soluções diante...

Equipe da CORE marca presença na última noite da Expoacre 50 anos 2025

Encerrando com chave de ouro a programação da Polícia...

Polícia Civil apresenta serviços do Instituto de Identificação na Expoacre 50 anos

Atendimentos, orientações e emissão da CIN reforçam presença da...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo