quarta-feira, 4 fevereiro, 2026

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028


Logo Agência Brasil

O Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano entre 2026 e 2028. O câncer se aproxima das doenças cardiovasculares como principal causa de morte no país.Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028 | Cidade AC News – Notícias do AcreBrasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028 | Cidade AC News – Notícias do Acre

Os dados constam da publicação Estimativa 2026-2028: Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgada nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, no Dia Mundial do Câncer.

Notícias relacionadas:

Segundo o Inca, os números refletem o envelhecimento da população, mas também desigualdades regionais e desafios persistentes no acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao tratamento rápido.

Entre os homens, os cinco tipos de câncer mais comuns são próstata (30,5%), cólon e reto (10,3%), pulmão (7,3%), estômago (5,4%) e cavidade oral (4,85).

Entre as mulheres, predominam o câncer de mama (30%), cólon e reto (10,5%), colo do útero (7,4%), pulmão (6,4%) e tireoide (5,1%).

Desigualdades regionais

Segundo o Inca, o câncer de colo do útero está entre os mais prevalentes no norte e nordeste do país. O câncer de estômago tem maior incidência entre os homens no norte e nordeste. Tumores associados ao tabagismo (pulmão e cavidade oral) são mais frequentes no sul e sudeste.

Para o Inca, as diferenças refletem o acesso desigual à prevenção, rastreamento e tratamento. “O Brasil é um país heterogêneo que tem a ver com urbanização e com a exposição a fatores de risco como a falta de saneamento básico. Mas estamos muito preocupados com o câncer de cólon e de reto porque vem aumentando a incidência. Tem a ver com a exposição precoce a fatores de risco, aumento da obesidade e do sedentarismo. Isso mostra que alguma coisa precisa ser feita”, disse o diretor-geral do Inca, Roberto Gil.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o câncer de colo do útero vem diminuindo com a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano).


Rio de Janeiro (RJ), 04/02/2026 –  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha durante evento Dia Mundial do Câncer 2026 no Instituto Nacional de Câncer (INCA), no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministro Alexandre Padilha participou do Dia Mundial do Câncer 2026 no Instituto Nacional de Câncer , no Rio Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

“O mais importante é a prevenção, é combater os hábitos que levam ao câncer como tabaco, principalmente entre os mais jovens, com os dispositivos eletrônicos, o crescimento da obesidade”, afirmou o ministro.

Padilha também cumpriu outra agenda no Rio de Janeiro nesta quarta-feira que foi a adesão da Amil ao programa Agora Tem Especialistas, o que representará 600 cirurgias em hospitais privados que serão abertas a pacientes que estão esperando nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira as informações sobre o Dia Mundial do Câncer no Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Mais Lidas

Projeto de Lei pode tirar de Suzane von Richthofen o direito à herança do tio milionário

De autoria do deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil/SP),...

Lore Improta mostra rotina de treinos aos seis meses de gestação: “Luta diária”

Mamãe fitness! Lore Improta usou as redes sociais na...

Alerta K-pop! Everglow anuncia turnê mundial e confirma passagem no Brasil

*]:pointer-events-auto supports-: scroll-mt-" dir="auto" data-turn-id="864af462-5568-44e9-bb30-f1c585f5832b" data-testid="conversation-turn-2" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Sob...

Rock in Rio anuncia o dia do rock com Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon

Avenged Sevenfold e Bring Me The Horizon estão confirmados...

Da luta à conscientização: após enfrentar o câncer, Fabiana Justus usa lenço como símbolo de apoio

No Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo