quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Boca de urna aponta vitória de conservadores do CDU na Alemanha

Os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU) venceram as eleições legislativas antecipadas na Alemanha, com cerca de 29% dos votos, segundo pesquisas de boca de urna divulgadas pelo site Deutsche Welle Brasil.

 

O resultado posiciona Friedrich Merz como próximo chanceler federal, encerrando o governo do social-democrata Olaf Scholz, que enfrentava desaprovação recorde. O Partido Social-Democrata (SPD) ficou em terceiro lugar, com apenas 16% dos votos, seu pior desempenho em mais de um século.

Apesar da vitória, a CDU/CSU não garantiu maioria absoluta nas 630 cadeiras do Bundestag, o Parlamento alemão. Para formar um governo, Merz precisará negociar alianças com outros partidos, em um processo que pode levar semanas. Até a conclusão das negociações, Scholz continuará como chanceler interino, mas sua saída do cargo é vista como inevitável. A ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) conquistou a segunda maior bancada, com 19,5% dos votos, quase dobrando seu resultado em relação à eleição anterior.

Os Verdes, parceiros de Scholz na coalizão atual, tiveram 13,5% dos votos, enquanto o partido A Esquerda (Die Linke) somou 8,5%, mostrando leve recuperação. Já o Partido Liberal Democrático (FDP) e a Aliança Sahra Wagenknecht (BSW) podem não atingir a cláusula de barreira de 5%, correndo o risco de ficar fora do Parlamento. A governabilidade da CDU/CSU permanece incerta, uma vez que Merz descartou alianças com a AfD e deverá buscar apoio de social-democratas ou verdes.

Friedrich Merz, de 68 anos, é um veterano da CDU, partido que integrou desde a adolescência. Após atuar como eurodeputado e parlamentar alemão, afastou-se da política em 2009, retornando em 2018, com a aposentadoria da ex-chanceler Angela Merkel no horizonte. Ele assumiu a liderança da CDU em 2021 e agora lidera o partido de volta ao poder, após resultados ruins nas eleições de 2021.

Os resultados preliminares mostram que a CDU/CSU recuperou parte do eleitorado perdido, crescendo cinco pontos percentuais em relação à última eleição. Apesar disso, o desempenho ainda está abaixo dos números registrados sob a liderança de Merkel. Para garantir um governo estável, Merz terá que formar uma coalizão que alcance mais de 50% das cadeiras no Bundestag, algo que pode definir os rumos da política alemã nas próximas semanas.

Leia Também: Zelensky se diz disposto a deixar presidência “pela paz da Ucrânia”

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo