Ícone do site Cidade AC News | Notícias do Acre, Amazônia e Brasil

Bayer lança soja Intacta 5+, prevista para a safra 2027/28

bayer-lanca-soja-intacta-5+,-prevista-para-a-safra-2027/28

Bayer lança soja Intacta 5+, prevista para a safra 2027/28

Bayer lança soja Intacta 5+, prevista para a safra 2027/28 | Cidade AC News – Notícias do Acre
A Bayer anunciou nesta semana o primeiro de uma série de dez lançamentos de variedades de soja que a companhia prevê para a próxima década. A nova variedade de soja lançada é a Intacta 5+, que chega como a primeira tecnologia no Brasil com tolerância a cinco herbicidas e proteção contra as principais lagartas que afetam o ciclo da soja.
Leia também:
Margens apertadas na lavoura de soja preocupam; produtor calcula custo de 64 sacas por hectare
Lucro agrícola sustenta resultado da Bayer, apesar de novas provisões com processos nos EUA
A previsão é de que as variedades comerciais com a nova biotecnologia estejam prontas para a safra 2027/28. Porém, a comercialização dependerá de aprovações regulatórias e definições de negócio no Brasil e no exterior.
“Esta biotecnologia, que foi desenvolvida para o sojicultor brasileiro, é fruto das mais de três décadas de experiência da Bayer no setor, um importante avanço genético que veio para auxiliar os produtores com desafios agrícolas atuais e futuros”, afirmou Márcio Santos, CEO da divisão agrícola da Bayer no Brasil, em evento que reuniu especialistas e jornalistas em Paulínia (SP).
O executivo disse que tem a expectativa de que a nova variedade possa entregar uma produtividade de 100 sacas por hectare. O resultado, se confirmado, representaria um salto na produtividade nacional do grão, que hoje é estimada em torno de 60 sacas por hectare. Segundo Santos, o novo lançamento permitirá aumentar a produção, mantendo a preocupação com o “uso responsável de insumos”.
A variedade tem tolerância aos defensivos mesotriona, dicamba, glifosato, glufosinato e 2,4-D e oferece proteção contra espécies como a lagarta da soja (Rachiplusia nu), a lagarta-das–folhas (Spodoptera eridania) e a broca-do-colo (Elasmopalpus lignosellus).
Com essa cobertura, a Intacta 5+ permite um manejo amplo, com combinações de herbicidas adaptadas às diferentes realidades regionais, e permite o controle das cinco plantas daninhas mais difíceis do Brasil: caruru, capim pé-de-galinha, cravorana, buva e capim-amargoso.
Além disso, a nova geração de soja permite que o produtor faça a customização de herbicidas (pré e pós emergentes), o que permite um controle mais preciso das ervas daninhas dentro do ciclo, segundo os diretores da Bayer.
“Ou seja, além das áreas de refúgio, vitais para a gestão da resistência, o manejo com herbicidas poderá mesclar ativos, o que potencializa o controle. Isso dará ao produtor mais possibilidades de manejo e trará sustentabilidade à biotecnologia”, disse Fábio Passos, diretor de soja comercial, responsável pelo lançamento da nova tecnologia no Brasil.
A Bayer ainda incorporou cinco proteínas à variedade, duas delas inéditas, para proteção contra as principais lagartas que afetam a soja. “Estamos falando da terceira geração de proteção contra insetos, que traz duas proteínas inéditas: Cry1B.2 e Cry1A.2. Elas atuam de forma precisa no sistema digestivo das lagartas, protegendo a planta”, explicou Passos.
Segundo ele, a Intacta 5+ ajuda a solucionar um problema crescente com uma praga na sojicultura brasileira: a lagarta elasmo, que ataca a planta nas fases iniciais de desenvolvimento, comprometendo a produtividade e causando falhas no estabelecimento da cultura.
“Em outras palavras, você perde plantas inteiras logo no início do ciclo. Com a nova biotecnologia, o produtor é capaz de reduzir perdas, garantindo mais estabilidade na produção, aproveitando melhor cada hectare plantado. É tecnologia feita para o campo brasileiro, para os desafios que o sojicultor enfrenta todos os dias”, afirmou.
Fase de testes
A adoção da variedade já está aprovada no Brasil, mas ainda está pendente a aprovação dos principais países importadores de soja. Na próxima safra, a variedade deverá passar por testes no país. Até a safra 2027/28, a Bayer continuará com foco na venda da variedade atual de biotecnologia de soja, a Intacta Xtend.
A ideia é que, no momento do lançamento, os produtores já tenham pelo menos 13 marcas comerciais de variedades, adaptadas para as principais regiões sojicultoras do país. Nos primeiros dois anos do lançamento comercial, a expectativa é que mais de 200 variedades possam estar à disposição dos sojicultores. A companhia também espera lançar a variedade nova nos Estados Unidos, Índia e China.
A Bayer tem um orçamento anual de 2,6 bilhões de euros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), mas a companhia não detalhou o valor investido para o desenvolvimento da Intacta 5+.

Sair da versão mobile