sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Bacia do Rio Acre está abaixo da cota de transbordo em 5 cidades

A Defesa Civil do Estado informou na manhã desta quinta-feira, 13. que, em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou elevação durante a medição das 9h desta quinta-feira, 13, marcando 14,37m.

Porto Acre continua acima da cota de transbordamento, com 12,81m na medição das 6h, havendo redução de 3cm em comparação com a última medição, que foi de 12,84cm. Em Plácido de Castro, a situação é de transbordamento: o nível do rio apresentou aumento de 5,94m, chegando a 18,85m.

Na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba.

Na Bacia do Rio Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus também estão abaixo da cota de transbordamento. Na Bacia do Rio Juruá, o município de Cruzeiro do Sul atingiu 13,33m, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 13m. Com a elevação do rio, as autoridades reforçam a necessidade de atenção redobrada, especialmente para as famílias ribeirinhas.

Já na bacia dos rios Tarauacá-Envira, o nível está abaixo da cota de transbordamento em Feijó, Tarauacá e Jordão.

O governo do Acre decretou situação de emergência, em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá e Purus, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da segunda-feira, 10, e tem validade de 180 dias.

Rio Branco

Ocorrências: 24

População afetada: 24 famílias (total de 78 pessoas) retiradas pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar

Desabrigados: 16 famílias (total de 62 pessoas)

Permaneceram no local: 3 famílias (6 pessoas)

Desalojadas: 5 famílias (total de 10 pessoas)

Bairros atingidos: 12

Plácido de Castro

Famílias atendidas e retiradas: 2

Acolhimento em Rio Branco

Abrigo na Escola Municipal Maria Lúcia, bairro Morada do Sol: acolhe atualmente 9 famílias (total de 30 pessoas).

Abrigo na Escola Madre Hidelbranda da Pra, bairro Cidade Nova (de responsabilidade da Defesa Civil estadual e municipal): abriga 7 famílias (total de 31 pessoas).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as famílias que estão alojadas nas escolas serão remanejadas para os abrigos do Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco, nesta quinta-feira.

Agência de Notícias do Acre

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo