quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Astronauta da Nasa internado após quase 8 meses no espaço recebe alta

BOGOTÁ, COLÔMBIA (FOLHAPRESS) – Após passar uma noite no hospital Ascension Sacred Heart Pensacola, na Flórida, o astronauta da Nasa que havia sido internado após retornar à Terra de uma missão de quase oito meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), recebeu alta, segundo informações divulgadas pela própria Nasa, no sábado (26).

 

O astronauta ou a astronauta –por proteção à privacidade médica, não foram divulgadas informações específicas sobre a pessoa internada– retornou ao centro espacial da Nasa, em Houston, ainda no sábado, dia da alta.

“O membro da tripulação está em boa saúde e retomará o recondicionamento pós-voo normal com os outros membros da tripulação”, diz, em nota, a agência espacial americana.

Não foi divulgado o motivo da internação.

A cápsula Crew Dragon, da SpaceX, pousou na madrugada de sexta passada (25) no Golfo do México com quatro pessoas a bordo.

Estavam na espaçonave os americanos Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, e o russo Alexander Grebenkin.

Inicialmente, a Nasa divulgou que toda a tripulação fora encaminhada a uma unidade médica por precaução. Mais tarde, a agência disse que três integrantes da missão já tinham deixado o hospital.

Segundo a agência, o integrante que permanecia internado estava em condição estável e sob observação por precaução.

Por sua vez, a agência espacial russa Roscosmos postou no Telegram uma foto de Grebenkin em pé e sorrindo, com a seguinte legenda: “Após uma missão espacial e pouso, o cosmonauta Alexander Grebenkin está se sentindo ótimo!”.

CREW-8

Com 235 dias, a estadia dos astronautas da Crew-8 a bordo da ISS, um laboratório do tamanho de um campo de futebol, foi mais longa do que as missões típicas de seis meses dos astronautas na estação. Também marcou a missão mais longa até agora para a Crew Dragon, da SpaceX, que estreou em 2020.

A SpaceX já voou 44 vezes para a ISS. A empresa de Elon Musk é a única opção dos Estados Unidos para viagens de astronautas para a ISS. O plano para tornar a Starliner, da Boeing, uma segunda opção tem avançado lentamente devido a obstáculos no desenvolvimento da cápsula.

O retorno da tripulação foi adiado por semanas devido a dois furacões que passaram pelo sudeste americano, perto das zonas de pouso esperadas da Crew Dragon.

Na última quarta (23) à tarde, a espaçonave se desacoplou com segurança da ISS e reentrou na atmosfera da Terra na madrugada de sexta-feira (25).

Em uma entrevista coletiva pós-pouso, um representante da Nasa disse que “a tripulação está ótima” e não mencionou problemas com os astronautas. Mas citou problemas com os paraquedas.

Richard Jones, gerente adjunto do Programa de Tripulação Comercial da agência, disse que o conjunto inicial de paraquedas de frenagem sofreu impactos de detritos e que 1 dos 4 paraquedas de um conjunto subsequente demorou mais do que o esperado para se desdobrar.

Jones afirmou, porém, que os imprevistos não afetaram a segurança da tripulação. A espaçonave usada na missão estava em seu quinto voo e com 702 dias em órbita desde sua primeira missão.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo