quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Arlenilson Cunha cobra convocação de policiais penais e propõe visita ao Complexo Penitenciário da FOC 

Na sessão desta terça-feira (16), o debate sobre a situação do sistema prisional voltou à pauta da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Em discurso no plenário, o deputado Arlenilson Cunha (PL), destacou a necessidade urgente de reforçar o quadro de policiais penais, diante da sobrecarga de trabalho e do crescente número de fugas registradas nas unidades do Estado.

O parlamentar lembrou que o governo publicou recentemente no Diário Oficial o chamamento de 170 policiais penais e três administrativos para entrega de documentação, após a realização do curso de formação que capacitou 314 profissionais. No entanto, ele considerou o número insuficiente.

“Foi um curso muito bom, com 314 policiais formados, mas apenas 170 foram convocados. Em que pese ser um avanço, é um número insuficiente. O que agrava ainda mais é a saída de mais 100 agentes penitenciários provisórios, que contribuíram muito com o sistema, mas agora estão de saída”, ressaltou.

O deputado pontuou que a redução do efetivo agrava a insegurança dentro e fora das unidades, lembrando que a sociedade vive hoje sob a apreensão causada pelas fugas recorrentes. “A população está preocupada, pensando: será que vai fugir amanhã? Será que vai fugir depois de amanhã? Infelizmente, a culpa recai sobre os policiais, mas hoje eles trabalham com sobrecarga, salários defasados e muitos enfrentam problemas psicológicos”, frisou.

Ele pediu o apoio dos colegas parlamentares e a sensibilidade do governo do Estado para que os demais aprovados no último concurso sejam convocados. “Nós precisamos fazer o chamamento dos 314 policiais formados que estão prontos e aptos para servir a sociedade acreana. É a oportunidade de repaginar o sistema, trazer sangue novo, homens e mulheres dispostos a enfrentar esse desafio”, defendeu.

Além disso, Arlenilson Cunha anunciou a intenção de realizar uma visita in loco ao maior complexo penitenciário do Estado, a Unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde (FOC), na próxima semana, acompanhado pelas Comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos da Aleac.

“Quero aqui convidar os colegas deputados para fazermos essa visita. O deputado Edvaldo já se voluntariou a acompanhar, como membro da Comissão de Segurança Pública, e vamos estender o convite aos demais parlamentares”, disse.

O parlamentar também destacou a disposição do presidente do Iapen em dialogar com a Assembleia. “Eu vi uma matéria em que o presidente do Iapen se voluntariou para vir a esta Casa. Achei louvável e vamos oficializar o convite para que ele venha à comissão ou ao plenário, da forma que achar melhor, para tratarmos dos problemas do sistema prisional junto ao gestor da pasta”, concluiu.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: João Henrique

O post Arlenilson Cunha cobra convocação de policiais penais e propõe visita ao Complexo Penitenciário da FOC  apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo