quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Após protesto de policiais, Sejusp divulga nota destacando investimentos e ações do governo na Segurança Pública

Em resposta ao protesto realizado em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã de terça-feira, 13, por policiais e bombeiros do Acre, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou uma nota pública reafirmando o compromisso do governo com a valorização das forças de segurança e com os investimentos realizados na área ao longo dos últimos seis anos da atual gestão.

Segundo a Sejusp, o governo tem priorizado a estruturação e o fortalecimento das instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), como a Polícia Militar (PMAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Polícia Civil (PCAC), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (ISE).

Entre os avanços destacados, estão a construção e ampliação de unidades estratégicas, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e o novo batalhão da PMAC na Cidade do Povo, em Rio Branco. Delegacias e batalhões também passaram por reformas e ampliações. Além disso, foram entregues novos equipamentos e materiais para as corporações.

A nota, assinada pelo secretário da Sejusp, José Américo Gaia, ressalta que o governo tem cumprido rigorosamente as datas de promoções e garantido o pagamento do Prêmio Anual de Valorização Profissional (Pavap). Também foram promovidos cursos de formação, capacitação e até especializações, por meio do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), incluindo oportunidades de MBA e intercâmbio com a Swat.

Outro ponto citado é o aproveitamento integral do cadastro de reserva da Polícia Militar, bem como a realização de concursos públicos para todos os órgãos de segurança.

A Sejusp lembra que, em 2022, foi criada uma gratificação de valorização salarial e, em 2023, o governo concedeu um reajuste de 20,32% para todos os servidores estaduais, dividido em quatro parcelas. Mais recentemente, foi implementada a redução do interstício para promoções nas corporações militares, com o objetivo de corrigir distorções herdadas de gestões anteriores.

Mesmo diante de limitações orçamentárias e legais, o governo afirma que tem buscado avançar sem comprometer os demais serviços públicos e reforça estar aberto ao diálogo com as associações representativas das categorias.

“Seguimos firmes, com serenidade e esperança, certos de que o respeito e o diálogo constroem a paz que todos merecem”, finalizou o secretário José Américo Gaia.

O post Após protesto de policiais, Sejusp divulga nota destacando investimentos e ações do governo na Segurança Pública apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo