Notícias

Municípios

Saúde

Educação

Economia

quarta-feira, 9 abril, 2025
28.3 C
Rio Branco

Após decisão da Justiça Federal, OAB/AC convoca novas eleições para Subseção do Vale do Juruá

Após a Justiça Federal negar Mandado de Segurança impetrado pelo advogado Rafael Carneiro Ribeiro Dene, então presidente da subseção do Vale do Juruá

Assessoria OAB ACRE

Após a Justiça Federal negar Mandado de Segurança impetrado pelo advogado Rafael Carneiro Ribeiro Dene, então presidente da subseção do Vale do Juruá, e determinar o prosseguimento do processo que impugnou a candidatura do referido advogado, com a realização de novas eleições para a subseção, o Conselho Seccional da OAB Acre publicou despacho convocando a realização do pleito.

No documento, a Presidência da OAB/AC nomeou como presidente interino o advogado e conselheiro seccional Luiz de Almeida Taveira Junior, que deverá responder pela Subseção até a conclusão das novas eleições e posse dos eleitos.

A medida tem respaldo na decisão judicial que julgou improcedente o pedido formalizado no Mandado de Segurança nº 1013734-17.2024.4.01.3000, impetrado pelo advogado Rafael Dene, onde suscitava irregularidades na condução do processo no Conselho Seccional.

Em seu despacho, o Juiz Federal Moisés da Silva Maia reconheceu a legalidade do ato administrativo da OAB Acre e a legitimidade da decisão do Conselho Pleno da Seccional, que havia determinado a cassação da Chapa encabeçada pelo advogado Rafael Dene para a Subseção do Vale do Juruá, denominada “A Ordem é Renovar”, bem como a inclusão do nome de Rafael Carneiro no Livro Geral de Impedidos, com a convocação de um novo pleito.

Por estes motivos, a Presidência do Conselho Seccional proferiu despacho destacando ser imprescindível que a situação seja resolvida de forma célere pela instância competente, determinando também que o processo seja imediatamente encaminhado à Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB, instância esta responsável pela análise definitiva da elegibilidade do candidato impugnado e da validade do pleito.

Entre as medidas adotadas, o despacho revoga o ato de posse da Diretoria e do Conselho da Subseção do Vale do Juruá e nomeia nova diretoria interina, que administrará a subseção até a realização do pleito. “É essencial garantir a estabilidade institucional da Seccional e da Subseção envolvida”, diz trecho do documento frisando a necessidade de transparência e regular tramitação do processo.

Entenda o caso
A decisão representa mais um andamento no processo que teve início com a impugnação da chapa eleita no Vale do Juruá pelo então candidato adversário, onde foi apresentado que o candidato eleito não poderia ter tido sua candidatura homologada, visto que não detinha condições de elegibilidade, vez que exercia cargo em comissão nem uma Prefeitura do interior do Amazonas à época da inscrição das chapas.

O candidato da Chapa 2 na disputa pela Subseção Vale do Juruá, o advogado Efrain Maia, protocolou junto ao Conselho Pleno recurso ao pedido de impugnação da Chapa 1, encabeçada pelo advogado de Rafael Dene, tendo como argumento o Artigo 11, inciso IV, do Provimento 222/2023 do Conselho Federal da OAB, que dispõe sobre o procedimento eleitoral no Sistema OAB e estabelece que as condições para que o advogado seja candidato às eleições do sistema OAB:

“IV – não ocupe cargo ou exerça função em comissão, de livre nomeação e exoneração pelos poderes públicos, ainda que compatíveis com o exercício da advocacia, não se aplicando este dispositivo ao(à) ocupante de cargo diretivo provido por meio de eleição ou de cargo jurídico provido mediante concurso em ente público;”

No recurso, o advogado Efrain Maia pontuou que, no momento do registro da Chapa 1, Rafael Dene não comprovou a desincompatibilização do cargo público de Procurador-Geral do Município de Guajará – AM, apresentando somente seu pedido de exoneração e não a sua exoneração, conforme prevê o Provimento 222/2023 do Conselho Federal.

Assim, no processo analisado pelo Conselho Pleno da Seccional Acre, foi constatada que a exoneração de Rafael Dene foi publicada somente em 07 de novembro, data posterior ao registro de candidatura e que o próprio decreto que o exonerou previa que o ato somente teria validade a partir de sua publicação, ou seja, 07/11/2024.

Analisado pelo Conselho Pleno da OAB/AC, o colegiado entendeu que se tratava de caso de anulação do pleito, ante a ocorrência do impedimento que não deveria ter possibilitado a inscrição do candidato e este entendimento foi mantido pela Justiça Federal, que considerou legítima a decisão da OAB, confirmando que as regras internas da instituição e a legislação federal foram devidamente observadas.

Assim, o Conselho Seccional entendeu, por larga maioria, que o candidato não preencheu requisito previsto no Art. 11, Inciso IV, do Provimento 222 do CFOAB e votou pela cassação da candidatura por ausência dos requisitos de elegibilidade.

Considerando que a chapa vencedora obteve mais de 50% dos votos, nos termos do Provimento 222 do CFOAB, devem ser realizadas novas eleições para a Subseccional do Vale do Juruá no prazo de trinta dias.

Rafael Dene impetrou um mandado de segurança junto à Justiça Federal, tendo sido parcialmente acatado pela JF, motivo pelo qual permaneceu no exercício da presidência da Subseção Vale do Juruá até a presente data. Entretanto, a decisão foi revogada nesta quinta-feira, 20 de março.

“Assim, não acolhidas as teses suscitadas pelo Impetrante em exame de cognição exauriente da causa, imperiosa a revogação da liminar e a denegação da segurança”, diz trecho da sentença do Juiz Federal Moisés da Silva Maia.

Mais Lidas

Por que Flamengo renovou com Gerson mesmo com contrato anterior até 2027

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - As negociações pela...

Lula diz que Trump deu ‘cavalo de pau’ no mundo e que estratégia não vai dar certo

PAULO RICARDO MARTINSSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente...

Dois suspeitos pela morte de vigilante têm prisão decretada e um é liberado por falta de provas

Dois dos três suspeitos de envolvimento na morte do...

Polícia Civil do Acre e polícia da Bolívia planejam novas ações integradas na fronteira

Autoridades da Polícia Civil do Acre (PCAC) e da...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo