quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Aleac reforça apoio ao Agosto Lilás com dados atualizados e ações de enfrentamento

A Assembleia Legislativa do Acre reafirma seu compromisso com a campanha Agosto Lilás, cujo objetivo é sensibilizar a sociedade e fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, inspirada na Lei Maria da Penha e oficializada em âmbito federal pela Lei nº 14.448/2022.

De acordo com a Pesquisa Estadual de Violência contra a Mulher 2024, realizada pelo Instituto DataSenado, mais de 30% das mulheres acreanas já sofreu violência doméstica ou familiar provocada por um homem, e 25% desse contingente afirmaram ter sido agredidas nos 12 meses anteriores. O estudo também aponta que 74% das mulheres no estado conhecem alguma pessoa próxima que sofreu agressão, índice superior à média nacional. As formas de violência mais citadas pelas entrevistadas foram a psicológica, a física e a moral.

Segundo balanço do Ligue 180 divulgado pela Secretaria de Comunicação do Governo Federal, houve aumento de 33,6% nas denúncias registradas no Acre em 2024, especialmente entre mulheres pretas e pardas de 20 a 24 anos. Dados da Polícia Civil do Acre mostram que, embora a proporção de feminicídios tenha caído, o número de tentativas cresceu 60% em relação ao ano anterior. Em 2024, foram registrados sete feminicídios consumados, contra dez em 2023.

A Polícia Civil passou a divulgar periodicamente boletins estatísticos sobre casos de feminicídio, tentativa de feminicídio, lesão corporal, ameaça, perseguição, descumprimento de medida protetiva e violência psicológica. O Ministério Público do Estado informa que cerca de 70% dos processos por feminicídio já foram julgados, 17% ainda tramitam e 7% estão suspensos.

Leis, projetos e ações legislativas

No âmbito estadual, destacam-se importantes iniciativas legislativas recentes:

  • Lei Estadual nº 4.620/2025: institui o Programa de defesa pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica.
  • Lei que prevê preferência de vagas em escolas públicas para dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica, promulgada em março de 2025.
  • PL nº 22/2025, de autoria do deputado Fagner Calegário (Podemos), que institui a CNH Social para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar, promovendo autonomia e reintegração por meio do acesso gratuito à carteira nacional de habilitação.

Projetos de autoria da deputada Michelle Melo (PDT) também ganham destaque: além de ter sido responsável pela Lei da “Zona Segura”, ela apresentou, em 2025, o PL nº 34/2025, que institui direito à testagem e prevenção de ISTs para vítimas de violência sexual, e o PL nº 47/2025, que cria o Programa Câmbio Verde, voltado à sustentabilidade e às mulheres.

Compromisso institucional da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Aleac, sob a presidência do deputado Nicolau Júnior (PP), reafirma seu total apoio às iniciativas que combatam a violência contra a mulher, englobando aprovação de projetos e apoio a ações de conscientização pública. Esse posicionamento reforça o compromisso do Legislativo acreano com a promoção de direitos, proteção às vítimas e construção de políticas integradas de enfrentamento.

Texto: Andressa Oliveira

Arte: Bruno Saucedo

O post Aleac reforça apoio ao Agosto Lilás com dados atualizados e ações de enfrentamento apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo