sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Sistema RedeSim do Acre

A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou nesta sexta-feira, (26) uma sessão solene em homenagem ao Sistema de Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), implantado no estado por meio da Junta Comercial do Acre (Juceac).

O evento foi proposto pelo deputado André Vale (Republicanos), por meio do Requerimento nº 88/2025, e aprovado por unanimidade pelo parlamento acreano. A solenidade contou com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos e entidades ligadas ao setor produtivo, que reconheceram a importância do sistema para a desburocratização e modernização do ambiente de negócios no Acre.

Durante seu pronunciamento, o deputado André Vale ressaltou a relevância da RedeSim e agradeceu aos idealizadores da iniciativa no estado.

“A RedeSim é um programa criado pelo governo federal em 2007 e que veio para o Estado do Acre ajudar a Juceac e favorecer todo o empreendimento. Sendo assim, essa homenagem é mais do que justa e necessária”, destacou.

O parlamentar também lembrou de sua experiência pessoal como comerciante para exemplificar a importância da ferramenta.

“Eu me lembro, quando fui fazer a primeira alteração contratual em 2001, que levamos meses para concluir o processo. Hoje, com um clique no computador, é possível fazer essa alteração. A Junta Comercial, com sua equipe técnica, faz isso acontecer. A RedeSim vem ajudando a desburocratizar e a fomentar o empreendedorismo”, afirmou.

André Vale destacou ainda que o Acre se tornou referência nacional na abertura de empresas.

“Hoje, em menos de seis ou sete horas, qualquer cidadão acreano pode abrir sua empresa e sair da economia informal para a formal, gerando emprego, renda, pagando impostos e ajudando a desenvolver o nosso estado. A Juceac vem revolucionando o empreendedorismo, ajudando o pequeno e o médio empresário que acredita no potencial econômico do Acre”, completou.

O secretário municipal de Finanças de Rio Branco, Wilson Leite, também destacou os avanços proporcionados pela RedeSim ao município. Ele relembrou que, em 2012, quando tomou posse como auditor fiscal, a Prefeitura enfrentava sérias dificuldades com cadastros desatualizados e falta de controle sobre empresas em atividade. “Encontramos muitas irregularidades, como empresas já baixadas que ainda emitiam notas fiscais. Foi com a implantação da nota fiscal eletrônica e a integração com a RedeSim que conseguimos virar a chave e modernizar o sistema”, afirmou. Segundo ele, apenas no primeiro ano após a implantação da nota eletrônica, a arrecadação municipal saltou de R$ 41 milhões para R$ 60 milhões, sem aumento de alíquota, apenas pela atualização cadastral.

Wilson Leite ressaltou ainda que, atualmente, cerca de 60% das aberturas de empresas no Acre são realizadas em Rio Branco, que se consolidou como destaque nacional no tempo de legalização de negócios. Ele lembrou que, em 2024, a capital acreana instituiu a Lei de Liberdade Econômica, que simplificou mais de 600 atividades e reduziu drasticamente o tempo de concessão de alvarás. “Hoje os processos tramitam de forma simultânea nas secretarias municipais, o que garante eficiência e agilidade para quem deseja empreender. Rio Branco, junto com os demais municípios acreanos, é referência nacional com o menor tempo de abertura de empresas do país”, enfatizou.

Já a secretária municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, Flaviane Stedille, ressaltou que a RedeSim tem possibilitado um novo olhar sobre a atuação da pasta, antes vista pelos empresários apenas como um órgão de fiscalização e punição. Segundo ela, a ferramenta permitiu que a equipe tivesse acesso antecipado às informações dos empreendimentos, favorecendo uma atuação preventiva, orientativa e voltada para a educação ambiental. “A RedeSim abriu portas para que possamos dialogar, aperfeiçoar processos e fortalecer todo o ecossistema de negócios do município e do estado, garantindo desenvolvimento aliado à responsabilidade ambiental”, destacou.

Miriam Paiva, representante do Sebrae Acre, frisou que a parceria entre entidades públicas e privadas na simplificação da abertura de empresas no estado, por meio da RedeSim. Ela afirmou: “Esse movimento não é só do Sebrae ou da Junta Comercial, é de toda a sociedade que se mobilizou para simplificar os processos de abertura de empresas e fomentar o desenvolvimento no nosso estado”, e reforçou que o objetivo é “continuar desburocratizando processos e atendendo todos os empreendimentos do nosso estado”.

Em sua fala, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos Teixeira, destacou a importância da

da Junta Comercial para os empreendedores e para a economia do estado. Ele afirmou: “A junta comercial não é valorizada como deveria ser. É ali que você tem o certidão de nascimento da empresa, a vida dela através das alterações contratuais e o atestado de óbito quando encerra suas atividades. Isso é muito importante.” Leandro também ressaltou a relevância da modernização e da parceria com o Sebrae Acre: “Diante de tudo o que foi feito, tenho consciência da participação efetiva de todos os servidores da junta e equipe técnica do Sebrae Acre. Todos acreditaram na força da modernização e na necessidade de simplificar a vida de quem empreende. Implantar a rede SIM no Acre significou abrir caminhos mais ágeis, desburocratizados e acessíveis para a criação e simplificação de novas empresas. Hoje existe agilidade, integração e confiança por parte da junta e por parte do empresário.” Ele ainda enfatizou que os registros na Junta Comercial fornecem indicadores econômicos essenciais para políticas públicas: “Através dos registros na junta, a gente pode ter um sintoma do que o empresário quer, porque ele está ali registrando os negócios de acordo com as pesquisas que faz de mercado, buscando retorno para si e para o Estado”. 

Em seguida, a presidente da Junta Comercial do Estado, Nayara Honorato, também falou da importância do trabalho da instituição e da RedeSim para o desenvolvimento econômico e a desburocratização do empreendedorismo no estado. Ela afirmou: “É com sentimento de muita alegria e profunda gratidão que participo desta sessão solene tão especial, que reconhece o trabalho e a importância de todos aqueles que contribuíram e que contribuem para a melhoria do ambiente de negócios aqui no nosso Estado.” Nayara ressaltou sua experiência como contadora e empresária: “Conheço a fundo as dores e comecei, desde muito cedo, a empreender. Só quem empreende sabe o quanto é desafiador conseguir tirar uma ideia, um sonho, do papel e colocar em prática.” Ela destacou ainda o esforço coletivo e o papel estratégico da Junta Comercial: “É um trabalho de muitas mãos, daqueles que já passaram e deixaram seu legado, e daqueles que seguem construindo e se dedicando, muitas vezes de forma silenciosa, mas com papel fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso Estado.” Sobre a RedeSim, Nayara reforçou: “Desde a implementação dessa rede, temos desenvolvido um papel de agente de desenvolvimento econômico, dando todo o suporte a todos os 22 municípios e trazendo facilidade para a vida de todos os empreendedores, facilidade para aqueles que desejam empreender no nosso Estado”.

 

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Sérgio Vale

O post Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Sistema RedeSim do Acre apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo