sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Aleac aprova mais de 80 projetos em reta final antes do recesso parlamentar

Aleac aprova mais de 80 projetos em reta final antes do recesso parlamentar | Cidade AC News – Notícias do Acre

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, nesta quinta-feira 12 de novembro, mais de 80 projetos de autoria parlamentar e do Executivo, em uma sessão marcada pela proximidade do recesso de fim de ano. Antes de serem encaminhadas ao plenário, todas as matérias passaram por análise e aprovação nas comissões permanentes da casa.

Ao todo, 31 projetos de autoria do Poder Executivo foram aprovados. Um deles, o que trata de adequações na Lei nº 4.395/2024, conhecida como a “Lei da Compensação”, oriunda das discussões na Comissão de Legislação Ambiental e Fundiária. De acordo com o relator da proposta, deputado Eduardo Ribeiro (PSD), o texto busca harmonizar a legislação estadual com o Código Florestal, promovendo maior segurança jurídica e facilitando a fiscalização e o controle ambiental.

“A proposta condiciona qualquer compensação de reserva legal à inscrição da propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assegurando o cumprimento da lei e detalhando instrumentos já previstos, como a aquisição de cotas de reserva ambiental, arrendamento de áreas de servidão ambiental e doação de áreas em Unidade de Conservação Pública”, explicou Ribeiro.

O deputado explicou ainda que legislação não gera conflitos jurídicos e não é alvo de questionamentos no Supremo Tribunal Federal (STF), reforçando que as mudanças visam apenas aprimorar a aplicação do texto legal. 

A proposta de autoria do governo do Estado que revoga a Lei Complementar nº 114 de 2002 que dispõe sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e mantém as alíquotas atuais, sem qualquer aumento, também foi aprovada em plenário.

O relator do PL, deputado Tadeu Hassem (Republicanos), disse que “as alíquotas permanecem em 2% para veículos de passeio, esportivos, de corrida e caminhonetes de uso misto, e 1% para os demais veículos. Não haverá aumento de IPVA em nenhum momento”. No relatório, o parlamentar solicitou apenas a exclusão do artigo 41 do projeto.

Redução no ICMS para o setor de alimentação

Outro projeto aprovado durante a sessão busca incentivar o setor de alimentação no estado. O PL propõe uma redução de 81,57% na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o fornecimento de refeições por bares, restaurantes e estabelecimentos similares.

A medida visa aliviar a carga tributária dos empresários do setor, fomentando o crescimento e a competitividade desses estabelecimentos. De acordo com o projeto, a redução permitirá maior acessibilidade aos serviços de alimentação para a população, além de oferecer melhores condições para os empreendedores enfrentarem os desafios econômicos atuais.

O Projeto de Lei que fixa o subsídio do governador e da vice-governadora do Estado para o exercício de 2025 também foi aprovado. O relator da matéria, deputado Eduardo Ribeiro (PSD) esclareceu que “anualmente, esta casa aprova a remuneração do governador e do vice, sendo um subsídio sem nenhuma alteração em relação ao que já era”, equivalente ao salário de um desembargador. O parlamentar destacou que o processo segue o rito legal que determina a fixação anual desses valores pela Assembleia.

Outro PL aprovado, foi o que dispõe sobre alterações na Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado também foi aprovado por unanimidade. Segundo o relator, deputado Pedro Longo (PDT), a proposta do governo busca “transformar a ouvidoria fundiária em ouvidoria fundiária e do meio ambiente”, além de vinculá-la diretamente à Procuradoria-Geral do Estado. O deputado ressaltou ainda que a mudança mantém o status de diretoria para a ouvidoria e destacou que o texto já havia sido aprovado previamente, cabendo agora oficializar sua nova nomenclatura e função.

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 22/2024, de autoria da presidência do Tribunal de Contas que institui o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado e do Executivo, e o PL que cria o Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência e institui o Plano Estadual Intersetorial para a Promoção e Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Agora, as matérias seguem para a sanção do governador do estado. Com o término dos trabalhos legislativos, os deputados entram em recesso parlamentar, com retorno previsto para o início de 2025.

Encerramento de um ano produtivo

Aleac aprova mais de 80 projetos em reta final antes do recesso parlamentar | Cidade AC News – Notícias do Acre

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), destacou a importância dos projetos aprovados ao longo do ano e agradeceu o empenho dos parlamentares durante o período legislativo. “Encerramos este ciclo com importantes avanços para o nosso estado, fruto de um trabalho conjunto entre o Legislativo e o Executivo. O próximo ano será desafiador, mas estamos confiantes de que continuaremos trilhando o caminho do desenvolvimento e da justiça social”, declarou.

Com a aprovação das duas propostas, o ano legislativo da Aleac foi oficialmente concluído, reforçando o compromisso dos deputados em atender às demandas da população acreana e fortalecer a economia local.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Aleac aprova mais de 80 projetos em reta final antes do recesso parlamentar apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Colégio Militar conquista segundo lugar na Copa Acre de Taekwondo 2025

A Copa Acre de Taekwondo 2025 reuniu 287 atletas de 16 associações de Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campinas, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Rio Branco. O torneio foi realizado no último sábado, 29, no ginásio do Sesc Bosque, na capital acreana. Promovido pela Federação Acreana de Taekwondo, o evento contou com a

Ageac intensifica fiscalização na capital e fortalece avaliação dos sistemas de saneamento

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do...

Governo destaca avanços na gestão de recursos hídricos em reunião da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em Brasília

Capacitação técnica em monitoramento hidrometeorológico, ações de prevenção a...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo