quarta-feira, 28 janeiro, 2026

AJAL celebra 10 anos com homenagens, festa e novos projetos para juventude acreana

A Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) completou, no dia 22 de abril, uma década de atividades voltadas à promoção da literatura, da cultura e da formação cidadã entre jovens do Acre. Para marcar a data, a entidade realizará, no próximo sábado, 26 de abril, uma cerimônia especial em Rio Branco, com homenagens a escritores acreanos e colaboradores que fizeram parte dessa trajetória.

Reconhecida como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (MinC) e declarada entidade de utilidade pública estadual e municipal, a AJAL se consolidou, nos últimos anos, como um dos principais espaços de incentivo à produção cultural juvenil no estado. Criada por jovens e para jovens, a academia atua de forma independente desde sua fundação e reúne estudantes com interesse em literatura, artes e transformação social.

O evento comemorativo será intimista, reunindo membros da AJAL, ex-acadêmicos e parceiros institucionais. “O aniversário da AJAL é um momento de celebrar sua fundação, é um momento especial para os membros. Por isso, este ano será realizada uma cerimônia em homenagem a alguns escritores acreanos e colaboradores que nos auxiliaram ao longo dessa data. É um momento intimista entre os membros e seus colaboradores. Teremos algumas falas e homenagens, mas o objetivo mesmo é festejar”, afirmou Mariana Ravena de Araújo Nogueira, atual secretária-geral da entidade e uma das responsáveis pela organização da celebração.

AJAL celebra 10 anos com homenagens, festa e novos projetos para juventude acreana | Cidade AC News – Notícias do Acre

Além da cerimônia de sábado à noite, a programação do aniversário inclui uma atividade na manhã do mesmo dia, voltada para o público jovem da cidade. A iniciativa busca reforçar a ligação da academia com a juventude e promover um ambiente de troca entre os membros e a comunidade. “Ao longo desses anos, comemoramos o aniversário da AJAL de diversas formas, e esse ano o objetivo é festejar junto com os membros e colaboradores em uma festa intimista. Mas, para além disso, preparamos uma programação para sábado de manhã com os demais jovens da cidade”, completou Mariana.

Nestes dez anos, a AJAL realizou dezenas de ações, como concursos literários, festivais de poesia, oficinas interdisciplinares e cerimônias de posse de novos membros, além da publicação de mais de 20 livros autorais. Um dos projetos mais simbólicos da entidade é o Concurso de Poesia Juvenal Antunes, que já revelou talentos e estimulou a produção literária entre estudantes da rede pública.

Mariana destaca que muitos desses feitos aconteceram antes mesmo da entidade ter acesso a recursos públicos, o que exigiu criatividade, união e dedicação dos seus integrantes. “Ao longo de 10 anos, realizamos muitas atividades autônomas, de forma totalmente independente, sem ajuda de custo. A oportunidade de concorrermos a editais nos abriu as portas para realizarmos projetos de grande porte e publicarmos livros de muitos jovens. Como os festivais, concursos literários e grandes cerimônias de posse”, explicou a secretária-geral.

Com a chegada de novos membros, a academia passou a diversificar suas frentes de atuação. Grupos internos, como o de comunicação, e projetos com foco em formação literária e participação comunitária surgiram nos últimos anos. Agora, a diretoria planeja expandir a atuação da AJAL com encontros literários mensais em bairros periféricos, saraus culturais e um novo projeto de escrita colaborativa, que pretende reunir jovens autores para criar obras em conjunto.

“Nos últimos anos, com a entrada de novos membros, demos a oportunidade de novas ações, como o grupo de comunicação. Diversificamos as organizações dentro da academia e demos a oportunidade de novas atividades. Mas verificamos que ainda é necessário que os jovens veteranos façam formação com os jovens para que eles tenham mais autonomia e possam propor seus próprios projetos. Inclusive, eu ficarei à frente das novas atividades com o objetivo de motivar não somente os acadêmicos, mas também aproximar a academia dos jovens da comunidade”, afirmou Mariana.

A AJAL, que ao longo da década se firmou como um ponto de referência na cena literária acreana, continua a ser um espaço de encontro entre jovens que amam literatura e buscam promover oportunidades a outros jovens. “A AJAL é um lugar de encontro entre jovens que amam literatura, mas acima de tudo, que querem proporcionar oportunidades a outros jovens. Participar da AJAL requer entusiasmo, ideias, altruísmo e pró-atividade. Estar à frente deste evento demonstra como a Academia é um lugar de conhecimento que nos proporciona vivência para organizar grandes eventos”, finalizou a secretária-geral.

O post AJAL celebra 10 anos com homenagens, festa e novos projetos para juventude acreana apareceu primeiro em Folha do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo