quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Afonso Fernandes pede esclarecimentos sobre desaparecimento de documentos do caso Edmundo Pinto

Durante a sessão desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) utilizou a tribuna para tratar de um tema que, segundo ele, caiu no esquecimento da história acreana: o assassinato do ex-governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, ocorrido em 17 de maio de 1992, na cidade de São Paulo.

O parlamentar apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Aleac solicitando que a Casa encaminhe pedido formal de informações à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo sobre o possível desaparecimento dos arquivos e inquéritos relacionados ao caso.

“Recentemente, eu vi pela imprensa que um órgão tentou buscar informações sobre o assassinato do ex-governador e não encontrou nenhum arquivo a respeito do assunto. É triste saber que, depois que se parte desta vida, não se tem mais nenhum tipo de valor. Não é possível que nenhuma informação ou documento tenha sido encontrado”, declarou o deputado.

Afonso Fernandes lembrou que o crime de Edmundo Pinto é um dos episódios mais marcantes da história política do Acre e lamentou que, passadas mais de três décadas, ainda persistam dúvidas sobre as circunstâncias da morte e a eventual perda ou extravio de dados relevantes para as investigações.

“Nós, o povo acreano, não podemos ficar calados diante disso. Estamos falando de um acreano que se dedicou a este estado, que foi governador e que teve a vida ceifada de forma brutal. Pior ainda é o sumiço dos inquéritos e dos documentos sobre o caso. É inadmissível uma situação dessa, ainda mais considerando que, há trinta anos, São Paulo já trabalhava com tecnologia suficiente para preservar essas informações”, reforçou.

O deputado destacou ainda que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) mantém relações de cooperação institucional com órgãos congêneres de outros estados, o que torna possível a solicitação formal de esclarecimentos.

Afonso encerrou sua fala pedindo o apoio dos colegas para aprovação do requerimento e reafirmando o compromisso de manter viva a memória de um dos momentos mais impactantes da história recente do Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

O post Afonso Fernandes pede esclarecimentos sobre desaparecimento de documentos do caso Edmundo Pinto apareceu primeiro em Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo