sábado, 13 dezembro, 2025

Acusação em 30 minutos, 2 horas de defesas; veja como será julgamento da trama golpista no STF

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá 30 minutos para defender à Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) o recebimento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de integrarem o núcleo central da trama golpista de 2022.

 

Em resposta, as defesas dos oito denunciados terão 15 minutos cada para apresentar suas posições diante das acusações feitas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) -tempo que, somado, chega a 2 horas.

O rito do julgamento seguirá o previsto no regime interno do Supremo. A Primeira Turma se reúne na próxima terça-feira (25) para decidir se recebe ou rejeita a denúncia contra o principal núcleo denunciado.

A sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, o ministro Cristiano Zanin. Ele deve passar a palavra ao ministro Alexandre de Moraes para a leitura do relatório.

Logo após o relatório é que começam as sustentações orais da PGR e das defesas. A expectativa é que essa parte do julgamento termine na tarde do dia 25 de março.

Depois das defesas, Moraes dará seu voto sobre as preliminares levantadas pelos acusados -como os pedidos para que o caso seja analisado pelo plenário do Supremo ou que seja reconhecida a incompetência do STF para julgar os denunciados.

Os demais ministros vão dar seus votos sobre as preliminares após Moraes. O primeiro será Flávio Dino, seguido por Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Se as preliminares forem rejeitadas, Alexandre de Moraes lerá o voto do mérito da denúncia. Os demais ministros falam logo depois.

A expectativa no Supremo é que a denúncia contra os oito integrantes do núcleo central da trama golpista seja recebida por unanimidade. Caso o cenário se confirme, os acusados se tornam réus e passam a responder a processos penais no STF.

Ministros do Supremo tentam acelerar o julgamento do ex-presidente para concluí-lo este ano. O objetivo é evitar que o processo seja contaminado pelas eleições presidenciais de 2026.

Mais Lidas

EUA deixa aviso após remover Moraes de sanções: “Cumpram os compromissos”

Uma reviravolta impressionante deu o que falar nesta sexta-feira...

Ex-BBBs Laís Caldas e Gustavo Marsengo anunciam gravidez do 1º filho: “Surpresa”

Os ex-participantes do BBB 22 Laís Caldas e Gustavo...

Flamengo vence o Pyramids e encara o PSG na final do Mundial de Clubes

O Flamengo confirmou o favoritismo e garantiu vaga na...

Claudia Raia e Edson Celulari posam juntos ao lado dos filhos em Nova York

Claudia Raia surpreendeu ao mostrar um encontro familiar durante...

“A Fazenda 17”: jantar especial agita a reta final do reality com emoção, ciúmes e farpas

A edição desta sexta-feira (12/12) foi marcada por emoção,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo