quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acreanos são presos após investigação apontar esquema dentro de presídio em Santa Catarina

A Polícia Civil e a Polícia Penal de Santa Catarina deflagraram na manhã desta terça-feira (17) a Operação Sentinela, que revelou um esquema de corrupção envolvendo funcionários terceirizados da Penitenciária de Itajaí. A investigação, conduzida pela Divisão de Homicídios da cidade, teve como foco a entrada clandestina de aparelhos celulares que eram entregues diretamente à ala de presos ligados ao Primeiro Grupo Catarinense (PGC), maior facção criminosa do estado.

As investigações começaram após reuniões entre os setores de inteligência da Polícia Penal e da Polícia Civil, no início de março deste ano. A suspeita inicial partiu de denúncias internas e da recorrência de apreensões de celulares nas revistas feitas nas alas do presídio.

Durante as diligências, os agentes identificaram dois funcionários de uma empresa terceirizada que atuavam dentro da penitenciária: Kássio Araújo Lima, de 28 anos, e Rogério Ferreira Tamanará, ambos natural do Acre.

Segundo levantamentos da polícia, os suspeitos já se conheciam antes de entrarem na empresa e tinham até o mesmo endereço cadastrado em currículos.

Acreanos são presos após investigação apontar esquema dentro de presídio em Santa Catarina | Cidade AC News – Notícias do Acre

Kássio trabalhava como motorista da unidade prisional, ele foi flagrado por câmeras de segurança entrando com quatro aparelhos celulares e acessórios escondidos na roupa durante o período noturno. Os objetos foram entregues aos policiais penais no momento da abordagem, antes mesmo da revista formal. Além dos celulares, foram apreendidos chips, carregadores, fones de ouvido e até uma chave de algema.

Em depoimento, Kássio tentou alegar coação. Disse ter sido ameaçado por dois homens que conheceriam sua rotina e até a escola do filho, no entanto, a investigação concluiu que o motorista estava recebendo dinheiro em troca do transporte dos aparelhos. Um colaborador, ouvido como testemunha protegida, afirmou ter sido procurado por Rogério com uma oferta de R$ 20 mil para entregar celulares na ala Delta do presídio, onde estão isolados líderes do PGC.

A troca de mensagens, o monitoramento das câmeras, a relação entre os suspeitos e as apreensões feitas anteriormente reforçaram a suspeita de um esquema estruturado, que operava com liberdade de circulação e contatos diretos com os presos da facção.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam armas de fogo, munições e outros celulares nas residências dos investigados. Ambos foram presos preventivamente e retornaram à Penitenciária de Itajaí, onde agora cumprem medida cautelar à disposição da Justiça.

O caso, que ainda segue em investigação, aponta para a existência de outros envolvidos na organização criminosa interna. As investigações concluíram que pelo menos 23 celulares foram encontrados na galeria Delta nos últimos meses, todos supostamente introduzidos pelo mesmo esquema.

A empresa terceirizada que empregava os suspeitos foi comunicada oficialmente e pode ser investigada por falhas no controle de acesso e fiscalização dos colaboradores.

O uso de celulares por detentos é apontado como um fator de alto risco à segurança pública, permitindo que presos organizem crimes mesmo de dentro das celas, incluindo ordens de execução, fraudes e extorsões. Além dos prejuízos diretos à sociedade, essas ações minam a confiança nas instituições encarregadas de combater o crime e evidenciam uma fragilidade no sistema prisional catarinense.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo