O Acre enfrenta uma preocupante situação de inadimplência. Segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, divulgado nesta segunda-feira, 16, 283.967 pessoas estão com dívidas no estado, o que representa 46,40% da população acreana.
Em Rio Branco, a capital, o cenário é ainda mais expressivo: 160.110 moradores estão negativados, sendo que 70.325 possuem dívidas com bancos.
Cenário Nacional Também Preocupa
O levantamento confirma uma tendência que se repete em todo o Brasil. Atualmente, cerca de 35 milhões de brasileiros têm dívidas com instituições financeiras, totalizando mais de 65 milhões de registros de inadimplência apenas no setor bancário.
As principais causas de endividamento, segundo pesquisa da Serasa com consumidores inadimplentes, são o uso do cartão de crédito (citada por 69% dos entrevistados), seguido por empréstimos pessoais (56%) e o cheque especial (31%). Entre os motivos mais comuns para o não pagamento estão a perda de renda, o desemprego, emergências de saúde e a falta de organização financeira.
Mutirão Emergencial de Negociação
Para ajudar a reduzir esses índices, a Serasa, em parceria com mais de 40 bancos, lançou um mutirão emergencial de negociação de dívidas, válido até 30 de junho. A ação oferece condições especiais de pagamento, com descontos que podem chegar a 97% sobre o valor das dívidas bancárias.
Além disso, os consumidores podem parcelar os débitos e, após o pagamento, o nome é limpo imediatamente, inclusive com a opção de quitação via Pix.
Ao todo, são mais de 400 milhões de ofertas disponíveis, acessíveis por diferentes canais de atendimento.
Canais de Atendimento Para Negociação
Os consumidores interessados em aproveitar as condições especiais podem consultar e negociar suas dívidas de forma rápida e segura pelos seguintes meios:
- Site: www.serasalimpanome.com.br
- Aplicativo da Serasa: Disponível na Google Play e App Store
- WhatsApp: Pelo número (11) 99575-2096
- Agências dos Correios: Presencialmente, em mais de 10 mil unidades em todo o país
A renegociação pode ser feita de forma totalmente digital, com possibilidade de consulta das dívidas, escolha de propostas com desconto e pagamento online, tudo de forma rápida e com garantia de regularização imediata.
Ações Visam Conter Crescente Nível de Endividamento
A iniciativa tem como objetivo facilitar a regularização financeira e dar oportunidade para que os consumidores recuperem o acesso ao crédito. Com quase metade da população do Acre endividada, a expectativa é que o mutirão ajude milhares de pessoas no estado a retomar o controle da vida financeira.