quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acre pode enfrentar uma das secas mais severas dos últimos anos e governo prepara ações

O governo do Acre intensifica planejamento para minimizar impactos de uma possível seca nos próximos meses. Na manhã desta quinta-feira, 3, o Rio Acre marcou 1,99 m, em Rio Branco, conforme medição da Defesa Civil Municipal.

Desde fevereiro, o Gabinete de Crise vem se antecipando diante da possibilidade de uma estiagem mais severa no período que compreende ao verão amazônico, de julho a novembro, com menos incidência de chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, o nível do Rio Acre está dentro da média esperada para o período e as projeções climáticas de chuvas previstas para o restante do ano seguem um padrão considerado normal. No entanto, o governo não descarta um cenário mais crítico e, por isso, tem reforçado a estrutura das secretarias e órgãos com atuação direta em emergências climáticas.

“O Gabinete de Crise, que é coordenado pela Defesa Civil Estadual, juntamente com a Casa Civil, vem se organizando e dialogando com todas as demais instituições com essa finalidade: reduzir os efeitos de uma seca severa sobre a população do estado do Acre”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista.

Acre pode enfrentar uma das secas mais severas dos últimos anos e governo prepara ações | Cidade AC News – Notícias do Acre
default

No período de estiagem os principais mananciais de água do estado ficam com o nível de água crítico, comprometendo o abastecimento de água e demais insumos, principalmente nos municípios isolados, tendo em vista que não é possível a navegação nos rios e igarapés com embarcações de grande porte.

Em Rio Branco, o abastecimento de água é de competência da Prefeitura da cidade, já nos 21 municípios do interior, é de responsabilidade do governo estadual, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre). De acordo com o diretor de Operações da autarquia, Alan Ferraz, prevendo a estiagem, foram feitas intervenções em Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, Acrelândia, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

“Fizemos a limpeza nos tanques e o reforço nas barragens para armazenar mais água, já nos municípios isolados foi feito um estoque de produtos químicos para tratar a água até meados de novembro”, explicou.

Acre pode enfrentar uma das secas mais severas dos últimos anos e governo prepara ações | Cidade AC News – Notícias do Acre
Coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, monitora a situação da crise hídrica. Foto: Pedro Devani/Secom

Prevenção e combate às queimadas

Como parte das ações de enfrentamento ao período de estiagem, o governo do Acre entregou equipamentos de combate a incêndios ao Corpo de Bombeiros Militar do Acre, nesta terça-feira, 2, durante solenidade pelo Dia Nacional do Bombeiro, em Cruzeiro do Sul.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos, os investimentos do governo são de extrema importância para o trabalho preventivo. “A preparação antecipada e os investimentos em estrutura e equipamentos são fundamentais para que possamos dar uma resposta mais eficiente à população”, disse o comandante.

Operação Contenção Verde

Com ações de enfrentamento ao desmatamento e queimadas ilegais, o governo do Acre, lançou em fevereiro de 2025, a Operação Contenção Verde que visa combater, de forma integrada e contínua, crimes ambientais em Feijó, Tarauacá e Acrelândia, municípios que, segundo dados do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), possuem maior vulnerabilidade.

Sob a coordenação da Casa Civil, a operação integra o trabalho de órgãos como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), a Polícia Militar (PMAC), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a Defesa Civil do Estado, a Polícia Civil (PCAC), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), o Grupamento Especial de Fronteira (Gefron), a Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No último dia 18 de junho, o governo do Acre, por meio do Gabinete de Crise Seca e Estiagem e do Grupo Operacional de Comando e Controle (Gocc), em Rio Branco, a 3ª Reunião Técnica de Enfrentamento ao Período de Seca de 2025, quando foram debatidos com a sociedade civil e especialistas prognósticos relacionados aos possíveis impactos climáticos no Acre para os próximos meses.

Informações Agência de Notícias do Acre

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo