O estado do Acre ficou na 18ª colocação no ranking nacional de apoio a empreendimentos inovadores, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base no Ranking de Competitividade dos Estados. O levantamento considera o número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e parques científicos associados à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para cada 1 milhão de habitantes.
Com um índice de 1,2 instituições por milhão de habitantes, o Acre aparece em uma posição intermediária entre os 27 estados brasileiros. Embora ainda distante das primeiras colocações — ocupadas por estados como Rondônia (1º lugar), Rio Grande do Sul (2º) e Mato Grosso do Sul (3º) — o resultado demonstra que há iniciativas no estado voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação.
O ranking busca medir o comprometimento dos estados com o desenvolvimento de negócios inovadores, fundamentais para o crescimento sustentável e a geração de empregos qualificados. A presença de estruturas como incubadoras e parques tecnológicos é um dos pilares para o florescimento de startups, soluções criativas e tecnologia aplicada.
Na região norte, o Acre está a frente apenas do estado do Pará, que figura na 25ª posição no ranking nacional.
O post Acre ocupa a 18ª posição em ranking nacional de apoio a empreendimentos inovadores, diz levantamento apareceu primeiro em Folha do Acre.