Refletindo uma menor disparidade entre negros e brancos, o Acre conquistou a 2ª posição no Ranking dos Estados com Maior Equilíbrio Racial, conforme o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) do Centro de Liderança Pública (CLP). Este resultado coloca o estado da Região Norte em destaque nacional por apresentar uma das menores distâncias entre as populações negra (pretos e pardos) e branca nos indicadores sociais cruciais.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) desenvolve políticas públicas que equilibram as disparidades sociais e raciais no estado.
“Receber a notícia de que o Acre alcançou o segundo lugar no ranking de equilíbrio racial é, antes de tudo, um reconhecimento do caminho que temos construído com diálogo, políticas públicas e respeito. No Dia da Consciência Negra, este resultado reforça que estamos no rumo certo, mas também nos lembra que a luta contra o racismo estrutural é diária e exige compromisso permanente. No governo, trabalhamos para garantir oportunidades, dignidade e voz para todos, especialmente para aqueles que, historicamente, foram invisibilizados. Que este avanço nos motive a seguir firmes, construindo um Acre mais justo, igualitário e humano”, frisou a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis,
Entre as ações estruturantes desenvolvidas pelo governo do Estado, destaca-se o incentivo para que os municípios acreanos realizem a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
” data-medium-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/11/localimages/WhatsApp-Image-2025-10-31-at-15.40.52-300×200.jpeg691f92106792d.jpeg” data-large-file=”https://cidadeacnews.com.br/wp-content/uploads/2025/11/localimages/WhatsApp-Image-2025-10-31-at-15.40.52-1024×683.jpeg691f921089c00.jpeg” class=”wp-image-892079 size-large” alt=”” width=”800″ height=”534″ sizes=”(max-width: 800px) 100vw, 800px”>
“A adesão promove a articulação de políticas públicas em rede, fortalecendo a cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, além de possibilitar o acesso prioritário a programas e iniciativas do governo federal. A integração ao sistema também favorece a criação e o fortalecimento de conselhos municipais voltados à promoção da igualdade racial”, acrescentou Mailza Assis.
O Índice Ifer mede o desequilíbrio (disparidade) racial em três dimensões-chave, onde um valor mais próximo de zero significa maior equilíbrio. São avaliados os dados e disparidades entre o acesso e conclusão do Ensino Superior Completo, a renda média, e a expectativa de vida. Quanto menor a diferença entre esses grupos raciais, melhor posicionado o estado fica no ranking.
O Acre obteve uma pontuação que o coloca entre as unidades federativas com menor desigualdade racial no país, atrás apenas do Amapá, que ficou em primeiro lugar.
A alta colocação do Acre indica que, dentro do seu território, as diferenças entre negros e brancos nessas três áreas são significativamente menores do que na maioria dos outros estados brasileiros, incluindo grandes centros econômicos como São Paulo e Rio de Janeiro, que ocupam as últimas posições.
The post Acre ocupa 2ª posição nacional no ranking dos estados com maior equilíbrio racial appeared first on Noticias do Acre.






