quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acre lidera ranking do Ideb nos anos iniciais e finais do ensino fundamental

A Educação do Acre lidera o ranking da educação na Região Norte. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023, em que o estado aparece com a nota de 6,45 nos anos iniciais e 5,16 nos anos finais.

Comparando-se os anos iniciais, o estado do Tocantins aparece em segundo lugar, com a nota de 6,37; o Amazonas vem na sequência, com 6,07; depois Rondônia, com 5,94; o Pará, com a nota 5,69; e finalmente o Amapá, com 5,31.

Já quanto ao ensino fundamental, anos finais, em que a Educação do Acre aparece em primeiro lugar, o Amazonas tem uma nota de 5,07; Rondônia vem na sequência, com 4,93; depois Tocantins, com 4,89; Pará, com 4,82; Amapá, com 4,65 e Roraima, com 4,58.

Os dados do Ideb levam em conta alguns elementos como o fluxo escolar, que é a taxa de aprovação, cujos números são obtidos a partir dos dados do Censo, e as médias de desempenho, que são avaliadas pelo próprio Saeb.

Dessa forma, os dados do Ideb obedecem à seguinte fórmula: os resultados de língua portuguesa e matemática são padronizados em uma escala de zero a dez. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada.

A partir desse cálculo, a taxa de aprovação dos anos iniciais chega a 94,9%, dos anos finais a 91,8% e no ensino médio a taxa aprovação chega a 86,8%. Com isso, o Acre alcançou a décima posição no Ideb nacional, entre os anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com a professora Sandy Guedes, gestora da escola de ensino integral Sebastião Pedrosa, destacou a importância da parceria com o governo do Acre, por meio da SEE, para levar uma melhor qualidade do ensino para os estudantes.

“Essas parcerias são fundamentais, como as atividades lúdicas, o Pré-Enem Legal, o grupo de psicologia que ajuda na orientação dos estudantes e fortalece o equíbrio emocional, as formações, a melhoria da estrutura física, sem falar na parceria do secretário,  e a humildade em sempre nos atender contribuem para que possamos desenvolver um ensino com mais qualidade e melhorando o padrão de conhecimento”, afirmou

Outros pontos, segundo a gestora, que fazem a melhoria da qualidade do ensino é a qualidade da alimentação, que tem como ponto forte o programa prato-extra, a entrega de tablets com internet para os alunos, além da distribuição de material escolar e o fardamento que é proporcionado gratuitamente aos estudantes.

Agência de Notícias do Acre

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo