quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Acre aprova mais de 300 pedidos de refúgio em 2024; maioria é de venezuelanos

O estado do Acre registrou em 2024, aprovação de 302 pedidos de refúgio, segundo dados da plataforma DataMigra, do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). O número representa 21% das 1.397 solicitações feitas até agora. A maior parte dos pedidos deferidos foi de cidadãos venezuelanos, que somam 293 autorizações, o equivalente a 97% do total.

Os números reforçam a importância do debate sobre a situação dos refugiados, especialmente nesta sexta-feira, 20, quando é celebrado o Dia Mundial do Refugiado. A data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as dificuldades enfrentadas por pessoas forçadas a deixar seus países de origem em razão de conflitos, perseguições políticas ou crises humanitárias.

Atualmente, a maior concentração de refugiados no Acre está em municípios da fronteira com o Peru e a Bolívia, principais portas de entrada para migrantes na região. Só em Epitaciolândia, foram aprovados 168 pedidos neste ano. Assis Brasil registrou 121 aprovações, enquanto Rio Branco contabilizou 12 e Cruzeiro do Sul apenas 1.

Em 2023, o Acre recebeu 6.565 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, terceiro maior volume da Região Norte, atrás apenas de Roraima (71.198) e Amazonas (19.663). Juntas, essas três unidades da federação concentraram 69,8% dos pedidos analisados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) no Brasil naquele ano. Do total no Acre, 3,8 mil solicitações foram deferidas — um crescimento de 92% em relação a 2022.

Neste ano de 2025, o OBMigra já contabiliza 60 novos pedidos concedidos, sendo 52 em Assis Brasil e 8 em Epitaciolândia. Além disso, outras 272 solicitações seguem em análise pelas autoridades.

O fluxo crescente de migrantes pela fronteira do Acre levou o município de Epitaciolândia a decretar situação de emergência humanitária em novembro de 2021, devido à sobrecarga nos serviços de assistência. Na ocasião, dezenas de imigrantes chegaram a se abrigar improvisadamente em uma igreja local, por falta de estrutura adequada.

Atualmente, o estado conta com três casas de apoio a imigrantes, localizadas em Assis Brasil, Brasiléia e Rio Branco. Cada uma delas possui capacidade para atender até 50 pessoas, oferecendo alimentação, banho, espaço para descanso e orientação para que os refugiados possam seguir viagem com dignidade.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo