quarta-feira, 28 janeiro, 2026

A Bolívia se cansou da esquerda. Demorou 20 anos

A Bolívia acaba de eleger Rodrigo Paz Pereira, da centro-direita, como seu novo presidente – dando fim a duas décadas de governos de esquerda e trazendo perspectivas de reformas na economia.

“Precisamos abrir a Bolívia para o mundo,” Paz disse em discurso logo após a confirmação da vitória.

Senador pelo Partido Democrata Cristão, o presidente eleito é filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora, que governou entre 1989 e 1993.

Em sua campanha, usou o slogan “capitalismo para todos” – defendendo os investimentos privados, mas prometendo também manter programas sociais.

10 20 Rodrigo Paz ok

Paz, de 58 anos, assume em 9 de novembro. Terá como prioridade estancar uma crise severa — que, em muitos aspectos, lembra a ruína da Venezuela chavista.

De grande exportador de gás no passado recente – inclusive com vendas para o Brasil – a Bolívia agora depende de combustíveis importados.  Há racionamento, com motoristas fazendo filas de horas para conseguir abastecer.

O crescimento econômico desabou para próximo de zero, e a falta de dólares na economia pressiona os preços. A inflação roda acima de 20% ao ano.

O ex-presidente Evo Morales, líder do Movimiento Al Socialismo (MAS), estatizou a indústria de petróleo e gás em 2006. A utilização política dos dividendos obtidos com os recursos minerais ganhou votos por algum tempo, mas a falta de investimentos arruinou o setor e lançou o país na crise.

Sindicalista dos plantadores de coca, Evo ficou 13 anos no poder. Chegou a tentar um quarto mandato em 2019, mas enfrentou resistência política e renunciou. Elegeu Luis Arce como sucessor, mas ambos se tornaram adversários. 

O MAS evaporou politicamente. O partido ficou com 3% dos votos no primeiro turno. Acusado de corrupção e estupro, Evo vive refugiado em um acampamento. Na eleição anterior, há cinco anos, Arce – então candidato pelo MAS – ganhou no primeiro turno com 55% dos votos.

Com discurso mais moderado e conciliador, Paz saiu vitorioso nos antigos redutos dos socialistas de Evo. Derrotou no segundo turno o conservador direitista Jorge ‘Tuto’ Quiroga, da aliança Liberdade e Democracia (Libre).

Um dos trunfos de Paz na disputa foi seu vice, o advogado e ex-capitão de polícia Edmand Lara. Segundo os analistas políticos, o “Capitão Lara” atraiu apoio popular para a chapa vencedora. Ativo nas redes sociais e próximo dos evangélicos, fez fama denunciando a corrupção e abusos policiais.

Mas os democrata cristãos, de Paz, não terão maioria no Congresso. O partido ficou com 49 das 130 cadeiras da Câmara, e 16 das 36 do Senado – forçando o Governo a alianças para levar adiante a sua agenda.

Paz é formado em Relações Internacionais pela American University, em Washington. Está há mais de duas décadas na política. Foi prefeito de Tarija, a capital do departamento de Tarija, e também deputado e senador.

O novo presidente declarou que vai reconstruir os laços com os EUA. Um possível acordo com o FMI pode fazer parte das conversas.

O país hoje tem um déficit fiscal de 10% do PIB. Apenas os custos com os subsídios dos combustíveis custam US$ 2 bilhões do ano – algo como 4% do PIB.

Em 2023, sem dólares nas reservas, o Governo vendeu as reservas em ouro para quitar dívidas e fazer importações de produtos básicos.

O câmbio, na cotação oficial, é mantido fixo em 7 bolivianos por dólar há 15 anos. Mas no mercado paralelo, o verde custa o dobro.

The post A Bolívia se cansou da esquerda. Demorou 20 anos appeared first on Brazil Journal.

Mais Lidas

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Virginia reage após José Leonardo chamar mãe de Vini Jr. de avó: “Convivência”

Virginia Fonseca esteve em mais um ensaio de quadra...

Gaby Amarantos e Wagner Moura são destaques do Prêmio APCA 2025; veja lista completa

A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo