quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Ministério Público do Acre e Defesa Civil de Rio Branco discutem medidas de assistência a famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência e Calamidade (GPRD), participou, na manhã desta quarta-feira (12), de uma reunião com a Defesa Civil de Rio Branco para discutir as ações de resposta à enchente do Rio Acre. O encontro contou com a presença do coordenador-geral do GPRD, procurador de Justiça Carlos Maia, do coordenador adjunto, promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão.

Na ocasião, o MPAC reforçou seu apoio ao trabalho da Defesa Civil e às ações de assistência às famílias afetadas, além da fiscalização das medidas voltadas à população atingida. Atualmente, 18 famílias estão acolhidas em abrigos montados em escolas públicas da capital, enquanto outras seis foram transferidas para casas de parentes. A Defesa Civil também está realizando um levantamento das famílias atingidas que não buscaram abrigos públicos. Caso o número de desabrigados aumente, o abrigo do Parque de Exposições Wildy Viana será ativado para receber mais famílias afetadas.

O coordenador-geral do GPRD, Carlos Maia, destacou a importância da atuação do MPAC no acompanhamento das medidas adotadas. “O Ministério Público, através do GPRD, desempenha um papel essencial no acompanhamento da Defesa Civil municipal e estadual no acolhimento de pessoas atingidas pela alagação do Rio Acre, garantindo que as ações emergenciais sejam realizadas de forma eficiente, justa e dentro da legalidade. Garante que grupos vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e comunidades indígenas, tenham prioridade no atendimento e acesso a serviços essenciais”, afirmou.

O coordenador adjunto do GPRD, Ocimar Sales Júnior, ressaltou a parceria entre as instituições e a necessidade de acompanhamento contínuo das medidas adotadas pelo Município. “Já há uma atuação conjunta entre o Ministério Público e a Defesa Civil de Rio Branco, e, diante do atual cenário, estamos alinhando informações e verificando quais ações estão sendo implementadas. Isso permite que possamos contribuir da melhor forma possível e apoiar a assistência às famílias afetadas”, frisou.

Ministério Público do Acre e Defesa Civil de Rio Branco discutem medidas de assistência a famílias atingidas pela cheia do Rio Acre | Cidade AC News – Notícias do Acre

Nesta semana, o MPAC também realizou vistorias nos abrigos para verificar as condições de acolhimento das famílias e os serviços oferecidos pelo poder público. Durante as visitas, foram avaliadas a disponibilização de itens essenciais, como colchões, e a oferta de atendimento médico. O objetivo da fiscalização é garantir que os direitos das famílias desabrigadas sejam respeitados e que a estrutura oferecida atenda às necessidades da população afetada.

O post Ministério Público do Acre e Defesa Civil de Rio Branco discutem medidas de assistência a famílias atingidas pela cheia do Rio Acre apareceu primeiro em AcreNews.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo