quarta-feira, 28 maio, 2025
26.3 C
Rio Branco

Juiz eleitoral rejeita ação de Boulos contra Tarcísio e Nunes por fala sobre PCC na eleição

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Justiça Eleitoral de São Paulo rejeitou a ação que solicitava a investigação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Cabe recurso contra a decisão.

 

O pedido tinha sido feito pelo então candidato à prefeitura Guilherme Boulos (PSOL), após Tarcísio afirmar, sem apresentar provas, que integrantes da facção criminosa PCC teriam orientado familiares e apoiadores a votar no psolista no segundo turno da eleição municipal.

O então candidato do PSOL reagiu, classificou a declaração como criminosa e entrou com ação pedindo a inelegibilidade de Tarcísio e do prefeito Ricardo Nunes (MDB), apoiado pelo governador.

Na decisão, o juiz Antonio Maria Patiño Zorz afirmou que as acusações contra Tarcísio não foram comprovadas e não configuram abuso de poder.

Segundo o magistrado, Tarcísio não utilizou a estrutura do estado durante a entrevista, que também não foi convocada por ele. Além disso, a decisão ressalta que a prática de dar declarações à imprensa é comum e não é vedada pela Justiça Eleitoral.

Patiño concluiu que não houve desvio de função dos meios de comunicação nem conduta ilegal por parte do governador. Para o juiz, a entrevista não teve gravidade suficiente para comprometer a normalidade e a legitimidade do pleito.

A declaração de Tarcísio foi feita no colégio Miguel de Cervantes, na zona sul da capital, onde ele votou ao lado de Nunes.

Ao falar sobre violência, disse: “Houve interceptação de conversas e de orientações que eram emanadas de presídios por uma facção criminosa, direcionando determinadas pessoas de determinadas áreas a votarem em determinados candidatos”.

Em seguida, o ser questionado pela reportagem da Folha sobre qual candidato teria sido indicado pelo PCC, Tarcísio respondeu: “Boulos”.

Até a publicação desta reportagem, Boulos e Tarcísio ainda não haviam se manifestado sobre a decisão da Justiça Eleitoral.

Mais Lidas

Saiba quais famosos são Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová defendem pontos de vista cristãos...

Mulher que afirma sexo com Neymar segue presa após audiência de custódia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Nayara Macedo, conhecida como...

Reta final da temporada europeia já tem times garantidos na 1ª divisão

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A reta final da...

INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados e pensionistas

A partir desta segunda-feira (26), o Instituto Nacional do...

Oposição à proteção ambiental tenta silenciar Marina, diz analista

Na avaliação de cientistas políticas consultadas pela Agência Brasil,...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo