O Conselho de Mulheres Empreendedoras (Cemec) e o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e de Turismo e Empreendedorismo (Sete), debateram na manhã desta quinta-feira, 27, em Rio Branco, o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A partilha de desafios e conquistas e uma discussão de ideias foram realizadas durante o encontro, com o objetivo de impulsionar o protagonismo desse público no universo dos negócios. E, com apoio de várias instituições, será lançado o projeto Mulheres que Transformam na sexta-feira, 7, às 11 horas, no Via Verde Shopping.
“O apoio do Estado é fundamental para fortalecer o ambiente propício para que as mulheres se sintam confiantes e apoiadas em suas jornadas empreendedoras”, afirmou Assurbanipal Mesquita, titular da Seict, acrescentando que, ao priorizar a capacitação e as oportunidades de networking, a iniciativa não só fortalece a economia local, mas também “promove uma mudança cultural em relação ao empreendedorismo feminino”.
O titular da Sete, Marcelo Messias, destacou a importância de mobilizar a sociedade civil e o setor público para fomentar políticas que ajudem na criação de negócios e no enfrentamento à violência doméstica. Lembrou que as mulheres lideram as micro e pequenas empresas em todo o estado.
“Apoiar mais esse movimento foi um pedido da nossa vice-governadora Mailza [Assis] no sentido de fortalecer a economia solidária e, agora, o projeto Mulheres que Transformam. A criação do fórum vai colaborar para que essa política chegue aos municípios isolados”, afirmou Messias.
A representante do Conselho da Mulher Empreendedora (Cemec), Karenna Lima, lembrou o papel de instituições como o governo do Estado, o Sebrae e a Federação das Indústrias em apoio ao projeto, oferecendo as ferramentas e a estrutura necessária para que as mulheres possam não apenas iniciar seus negócios, mas também prosperar a longo prazo.
“Isso é especialmente importante em um momento em que a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres estão se tornando prioridades em agendas globais e locais. Todos estão de parabéns por essas iniciativas, que colaboram para a criação do Fórum de Mulheres Empreendedoras do Acre”, destacou Karenna.
Ainda de acordo a representante do Cemec, o fórum vai permitir que as ações se tornem um marco no fortalecimento da presença feminina no mercado, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável e a equidade de gênero nas atividades empresariais.
Os idealizadores esperam um impacto positivo na economia do estado, gerando mais empregos e oportunidades, o que constitui um passo em direção à valorização do talento e da liderança das mulheres em todos os setores da economia.
The post Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino appeared first on Noticias do Acre.