quinta-feira, 27 fevereiro, 2025
24.3 C
Rio Branco

Com Carnaval unificado na passarela do samba, governo, prefeitura e Acisa apostam em movimentação econômica e geração de empregos

Já pode preparar a roupa, o confete e o samba no pé porque o Centro de Rio Branco já vestiu as cores do Carnaval da Família para receber os foliões a partir de sexta-feira, 28. Embalado pelo ensaio dos blocos carnavalescos, que se apresentam na última noite de festa, o governador Gladson Camelí concedeu entrevista coletiva à imprensa ao lado do prefeito Tião Bocalom e da iniciativa privada para dar detalhes do evento mais esperado.

Prefeitura, Governo e Acisa se unem para proporcionar Carnaval tranquilo no Centro da capital. Foto: Diego Gurgel/Secom

Leia também:

O evento, que vai de 28 de fevereiro a 4 de março, é uma realização do governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco e Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agrícolas do Acre (Acisa). O governador falou sobre os preparativos para receber todas as famílias da capital em uma grande festa.

“Momento de agradecer as equipes, tanto do governo, como das prefeituras e iniciativa privada através da Acisa, a todos que colaboram. Quem ganha é a população, cabe a mim e ao prefeito tentar proporcionar a melhor festa da família para quem quer vir reencontrar seus amigos, se divertir. Aquilo que a gente puder fazer para ir melhorando e corrigindo qualquer falha, nós vamos fazer, e, claro, sempre com parceria”, disse Camelí.

Governador destaca parcerias como ponte para levar serviço de qualidade à população. Foto: Diego Gurgel/Secom

Para o chefe de Estado, essa parceria vai impactar diretamente na vida das pessoas, não só proporcionando entretenimento, mas fortalecendo a economia. 

“Cada vez mais nosso objetivo é criar oportunidades e construir pontes. Venham curtir o Carnaval, mas com consciência. É momento de se divertir e não criar problemas. O governo e prefeitura, na parte que envolve Segurança Pública e ações do Estado de Direito, vão fazer sua parte para levar o sentimento de tranquilidade para quem vem se divertir”, enfatizou.

Carnaval é um dos eventos que mais movimenta a economia do estado, segundo Acisa, Foto: Diego Gurgel/Secom

‘Nosso Carnaval’

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que o Carnaval deve repetir o sucesso das festas de fim de ano, que foram marcadas pela parceria entre o Executivo municipal e estadual.

“Este vai ser o melhor Carnaval que Rio Branco vai ter, haja vista a ornamentação da passarela do samba e a nossa população merece”, destacou.

Bocalom reforçou ainda que, além do reforço das Polícias Militar e Civil, segurança privada, há também o Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), que realizará o monitoramento eletrônico do evento por meio de câmeras, visando auxiliar na identificação de suspeitos e na coordenação das ações de segurança.

“Uma coisa que também quero lançar como atrativo é a nossa fonte. As pessoas vão poder dançar na nossa fonte interativa seguindo o movimento das águas que segue aquilo que está sendo tocado. E, mais uma vez peço, venha na paz que tenho certeza que Rio Branco vai ter muito o que falar depois desse carnaval.”

Parcerias levam um Carnaval com estrutura que envolve comerciantes e proporciona carnaval seguro. Foto: Diego Gurgel/Secom

Economia

No Brasil, estudos técnicos apontam cenários promissores para a economia nesse período. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as projeções para o próximo Carnaval indicam um movimento intenso em bares, restaurantes e serviços de transporte.

Além disso, a geração de milhares de empregos temporários é um reflexo direto desse aquecimento econômico. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC) divulgou que este é um período importante para diversos segmentos.

“O comércio se organiza para atender à alta demanda, garantindo estoque reforçado e promoções atrativas. O setor de alimentação e entretenimento também se beneficia, pois a população busca celebrar a data com segurança e conforto. Além disso, o impacto econômico é significativo, movimentando tanto o comércio formal quanto o informal, criando novas oportunidades de trabalho e fortalecendo a economia local”, afirmou o presidente da Fecomércio-AC, Leandro Domingos.

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, revela que as expectativas são altas para esse Carnaval que centralizou as atrações e promete beneficiar muitos setores da economia. 

“É uma parceria muito importante, a gente agradece sempre, porque a intenção da Acisa é sempre fomentar a economia local. Então, em uma festa como essa, tão grande e importante como o Carnaval ajuda a movimentar os empregos temporários e entramos com a parte de contratação de alguns serviços e dos shows nacionais”, pontuou. 

Prefeito garante um dos eventos mais seguros da capital. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ela diz ainda que esta é a segunda festa mais aguardada do ano, atrás do Natal, pois movimenta muito o setor de serviços. “A gente acompanha as pesquisas e acreditamos que este ano vai superar nossas expectativas”, disse.

A federação também vê como positiva a aliança entre os poderes executivos e as entidades representativas dos setores econômicos e avalia o Carnaval da Família como um motor da movimentação econômica.

“Há muito tempo tem se consolidado como um dos eventos mais impactantes para a economia local, beneficiando desde pequenos até grandes empreendedores”, avalia.

Carnaval começa nesta sexta-feira, 28, na capital, com vasta programação. Foto: Diego Gurgel/Secom

O assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, também destacou a importância da festa para os comerciantes.

“O Carnaval não é apenas um momento de lazer e cultura, mas também um grande impulsionador da economia local. Pequenos negócios, ambulantes e setores como hotelaria e alimentação são diretamente beneficiados. A Fecomércio-AC está atenta a essas oportunidades e trabalha para fortalecer cada vez mais o setor empresarial durante eventos como esse”, afirmou Garó.

A expectativa é que a ação conjunta do Estado e do município de Rio Branco para a realização de festas com acesso público garanta um impacto ainda maior no comércio local, fortalecendo assim a economia regional durante a maior festa popular do Brasil.

The post Com Carnaval unificado na passarela do samba, governo, prefeitura e Acisa apostam em movimentação econômica e geração de empregos appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Prefeitura de Epitaciolândia inicia Jornada Pedagógica 2025 com foco na Educação Especial 

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal...

Conselho de Direitos Humanos aborda situação na América Central

Em sessão do órgão, em Genebra, alto comissário do...

Hugo Motta comemora decisão de Dino sobre emendas e cita diálogo do Legislativo com demais Poderes

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Hugo Motta: recursos de...

Movimentos sociais se mobilizam para a COP 30 e cobram recursos para adaptação às mudanças climáticas

TV Câmara Seminário foi promovido pela Frente Parlamentar Mista Ambientalista A...

Lore Improta brinca ao flagrar Léo Santana sem cueca após o trio

Lore Improta brincou com o marido, Léo Santana, após...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo