domingo, 23 fevereiro, 2025
23.3 C
Rio Branco

Com 70 equipamentos entregues, Fundhacre conclui segunda etapa da Oficina Ortopédica Itinerante e amplia acesso à reabilitação no Alto Acre

Dando continuidade às ações da Oficina Ortopédica Itinerante, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), retornou ao Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, para a entrega de órteses, próteses, palmilhas e calçados ortopédicos e calçados convencionais adaptados aos pacientes atendidos na primeira etapa da iniciativa, ocorrida em dezembro de 2024. A segunda fase da ação aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro e beneficiou 23 pacientes da região, que receberam um total de 70 equipamentos.

Equipamentos ortopédicos auxiliarão na reabilitação dos pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O objetivo da Oficina Ortopédica Itinerante é garantir atendimento especializado a pessoas com deficiência ou condições ortopédicas que necessitam de adaptação para melhor qualidade de vida, evitando que precisem se deslocar até Rio Branco. A iniciativa percorreu mais de 200 km da capital até o interior, contemplando moradores de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

Serviço itinerante realizou a entrega no Hospital Regional do Alto Acre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, destacou o compromisso da gestão estadual com a regionalização da saúde. “Fizemos a primeira visita em dezembro para avaliar os pacientes e aferir as medidas necessárias. Hoje, estamos aqui para a entrega desses equipamentos. Então é a Oficina Ortopédica Itinerante trazendo o serviço para a população, sem que a população precise sair do seu município de residência”, afirmou.

Presidente da Fundhacre reforçou o compromisso do governo com a regionalização da saúde. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, ressaltou que a regionalização da saúde é um dos pilares da gestão do governador Gladson Camelí. “Nosso compromisso é levar a saúde até o paciente, evitando deslocamentos longos e garantindo suporte médico adequado. Essa entrega simboliza um grande avanço para a população do Alto Acre, e continuaremos trabalhando para estruturar cada vez mais o Hospital Regional, para que esses pacientes tenham o seu atendimento de forma integral, da maneira que eles merecem”.

Secretário de Saúde destacou a importância de levar atendimento até o paciente. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Foram 23 pacientes atendidos, resultando na produção de 70 equipamentos ortopédicos. Nosso trabalho também inclui ajustes e pequenos reparos para garantir o melhor encaixe e funcionalidade para cada paciente”, explicou o fisioterapeuta e chefe da Oficina Ortopédica da Fundhacre, Heber Romero.

Heber Romero explicou sobre a produção e ajustes dos equipamentos ortopédicos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Para Lucilene de Castro, mãe de Milena Vitória, de 10 anos, a iniciativa trouxe mais comodidade. “Viemos em dezembro para tirar as medidas da órtese e agora estamos recebendo o equipamento e um colete cervical. Isso é muito importante para a postura e o tratamento da minha filha, e estamos muito felizes com esse apoio”, disse emocionada.

Mãe de Milena celebrou a entrega da órtese e colete cervical para a filha. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Ana Lúcia da Silva, mãe do Daniel, de 2 anos e 7 meses, agradeceu pelo cuidado ao seu filho. “Percebemos que ele estava com o pezinho torto, aí levamos ele no médico, aqui mesmo. Aí o doutor fez o pedido da botinha e orientaram que eu fosse na Oficina Ortopédica. Ele foi avaliado direitinho, fez o pedido e agora estamos aqui, recebendo. Seu esposo, Alberto Nogueira, reforçou: “A gente só tem a agradecer por isso, por esse pedido da botinha, porque vai ajudar na formação do pé dele, conforme ele for crescendo, o pé vai melhorando. Porque a gente estava preocupado, mas essa botinha vai ajudar muito. Somos muito gratos à toda equipe”.

Pais de Daniel agradeceram pela botinha ortopédica que auxiliará no tratamento do filho. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O governo do Acre segue ampliando o acesso à reabilitação com a Oficina Ortopédica Itinerante. A iniciativa, que já beneficiou dezenas de pacientes no Alto Acre, continuará percorrendo o estado para entregar órteses, próteses e outros equipamentos ortopédicos, proporcionando tratamento próximo de casa e mais qualidade de vida. Novas edições estão sendo organizadas para atender ainda mais pessoas, reforçando o compromisso com a inclusão e a regionalização da saúde.

 

Com 70 equipamentos entregues, Fundhacre conclui segunda etapa da Oficina Ortopédica Itinerante e amplia acesso à reabilitação no Alto Acre appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Asteroide em risco de colisão? Agência Espacial Europeia tem boa notícia

Após os alertas emitidos pela NASA sobre o risco...

Preço do Oscar: Quanto custaram os indicados ao prêmio de Melhor Filme deste ano?

O Oscar de 2025 está chegando, e a corrida...

Homem é encontrado esfaqueado e vivo dentro de rio em Santa Cruz do Sul

Um homem de 29 anos foi encontrado gravemente ferido...

Com Musk, EUA e imigração, extrema direita busca resultado histórico em eleição na Alemanha

JOSÉ HENRIQUE MARIANTEBERLIM, ALEMANHA (FOLHAPRESS) - Friedrich Merz caminha...

Gesto de Bruno Fernandes chama a atenção após o empate do Man. United

Bruno Fernandes fez questão de dar, no sábado (22),...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo