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Educação conclui primeiro módulo da Formação Intercultural do Magistério Indígena

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Departamento de Educação Escolar Indígena, conclui nesta sexta-feira, 21, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), em Rio Branco, o primeiro módulo da Formação Intercultural do Magistério Indígena.

De acordo com o chefe do departamento, Charles Falcão, a formação de ensino médio para os professores indígenas que possuem o ensino fundamental é essencial para a educação indígena. “Temos aqui, concluindo o curso, 92 professores que pertencem a 12 povos, representados aqui nesta formação”, explicou.

Módulo da formação intercultural se iniciou em janeiro.
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo Falcão, o curso vai ser realizado em seis módulos. “Estamos retomando a formação para qualificar o ensino das escolas indígenas”, disse.

“A proposta da secretaria é que, ao longo de três anos, a gente conclua essa formação. Vamos executar de forma intercalada, sendo o primeiro módulo presencial e também o estágio supervisionado e uma disciplina de pesquisa, que será realizada nas terras indígenas”, destacou.

Formação procurou valorizar a cultura dos povos indígenas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Além do primeiro módulo, o trabalho do departamento será feito nas escolas, com o acompanhamento dos professores. “Os cursistas serão acompanhados nas aldeias, nas suas escolas, nos seus estágios, que é a atuação do professor em sala de aula”, frisou.

Quem participou da formação intercultural foi a professoara Txirimã da Silva Yawanawá, da Aldeia Sete Estrelas: “Para mim, o curso está sendo ótimo, maravilhoso, estou aprendendo muitas coisas com os professores e vou levar esses conhecimentos para a aldeia”.

Professora Txirimã Yawanawá: “Vou levar conhecimentos para a aldeia”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O professor Ricardinho Kampa, da Aldeia Nova Floresta, Escola Sete Voltas, também aprovou a iniciativa. “Na minha aldeia tem 135 alunos e estamos aqui participando do curso e aprendendo  mais, para repassar dentro da sala”, frisou.

Já Rocildo Barbosa Kaxinawá, da Aldeia Pão Sagrado, Escola Bom Futuro de Técnica, a importância de participar da formação intercultural é resgatar o que a população já perdeu da sua origem. “É importante para podermos nos conhecer e buscar ensinar o nosso povo”, disse.

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