
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), Moisés Diniz, esteve em Xapuri nesta quinta-feira (20), onde apresentou ao prefeito Maxsuel Maia dois programas de pesquisa pioneiros no Brasil: Mães da Ciência e Mentes Azuis. Também participou do encontro a secretária municipal de Educação, Aucelina Oliveira.
O programa Mães da Ciência busca integrar pesquisa científica com a realidade de mães solo de baixa renda que estudam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Idealizado pela vice-governadora Mailza Assis, o programa conta com recursos oriundos de emendas parlamentares, incluindo a própria Mailza e os deputados Socorro Neri, Manoel Moraes e Maria Antônia. No total, 800 mulheres serão beneficiadas, sendo 52 em Xapuri.
Já o Mentes Azuis foca na educação e inclusão de mães atípicas – mulheres que têm filhos neuroatípicos, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com alguma deficiência física ou intelectual. Com financiamento do deputado federal Eduardo Velloso, além dos deputados estaduais Manoel Moraes e Maria Antônia, o programa está na fase de inscrições e beneficiará cerca de 270 mães atípicas, 11 delas em Xapuri.
Ambos os programas têm como objetivo final o incentivo ao empreendedorismo feminino, garantindo suporte através de consultoria em inovação tecnológica e kits de apoio para novos negócios. Moisés Diniz destacou a criação do Banco de Excelência, um suporte especializado para as beneficiárias, e enfatizou que os programas vão além de assistência social, promovendo inclusão científica e fortalecimento econômico.
“Os programas Mães da Ciência e Mentes Azuis são muito mais do que um Bolsa Família ou um programa de pesquisa científica tradicional. São um modelo inovador que une ciência, educação e empreendedorismo para transformar vidas. Queremos oferecer suporte integral, garantindo oportunidades reais para essas mulheres reconstruírem suas trajetórias com autonomia e dignidade”, afirmou Diniz.
O prefeito Maxsuel Maia reafirmou o compromisso da gestão municipal com iniciativas que tragam desenvolvimento para Xapuri. “A Prefeitura estará sempre de portas abertas para parcerias que contribuam para uma vida mais justa e digna para nossa população”, declarou.
Novas propostas para Xapuri
Além dos programas apresentados, Moisés Diniz discutiu três novas iniciativas com o prefeito Maxsuel Maia:
Praças Digitais: disponibilização de internet gratuita na principal praça da cidade, com infraestrutura do Governo do Estado e gestão de acessos pela Prefeitura.
Cadeias Produtivas: apoio às cadeias produtivas locais, que no caso de Xapuri pode ser da castanha ou cultivo de hortaliças por meio da hidroponia, com recursos provenientes de emenda do deputado Manoel Moraes.
Escola de Ciência e Tecnologia: projeto em desenvolvimento com recursos de emenda destinada pela ex-deputada federal Jéssica Sales, voltado para educação e inovação. A Fundação fornece a estrutura operacional com os computadores e a Prefeitura entra com a administração do espaço.
