quinta-feira, 26 dezembro, 2024
21.3 C
Rio Branco

Com a saúde mental do trabalhador em pauta, governo reforça importância do Setembro Amarelo e destaca locais de atendimento

Agencia de Notícia Gov do Estado do Acre

O setembro Amarelo é lembrado, nacionalmente, como o mês de conscientização e prevenção ao suicídio. No Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), segue trabalhando para garantir o acesso aos serviços de saúde mental.

Paciente em tratamento no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) Foto: Odair Leal/Sesacre

Este ano, a campanha vem com um tema urgente: a saúde mental dos trabalhadores. Diante de uma rotina cada vez mais acelerada, com prazos apertados, metas cada vez mais altas e a linha tênue entre vida profissional e pessoal, cuidar da saúde mental dentro do ambiente de trabalho se tornou fundamental para prevenir o adoecimento emocional e o suicídio.

“O trabalho é apenas uma área da vida do ser humano. Tem as outras diversas áreas, então é preciso dar atenção. É necessário focar na qualidade do sono, da alimentação, do lazer, nas coisas que fazem bem. E também, preventivamente, da saúde mental. O trabalho não pode ser um local de adoecimento”, enfatizou a psicóloga da Raps, Sheila Garcia.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, toda a população, incluindo a classe trabalhadora, pode procurar atendimento em qualquer uma das unidades de saúde do estado. “As Unidades Básicas de Saúde, as Upas, os Caps e o Centro de Convivência Arte de Ser, assim como o Hosmac, estão preparados para acolher, orientar e oferecer o suporte necessário para cuidar da saúde mental”, informou.

Para Simone Melo ter acesso a serviços de saúde mental é essencial. Foto: Luan Martins/Sesacre

Para Simone Melo, funcionária pública, ter acesso aos serviços de saúde mental é essencial. “Saber que temos essas unidades de saúde prontas para nos atender, com profissionais que realmente ouvem e acolhem, faz toda a diferença para mim. O mais importante é que não me senti sozinha, sabe? Ter esse tipo de atendimento disponível mostra que cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo”, falou.

Onde buscar atendimento:

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é o principal caminho para quem busca atendimento especializado em saúde mental. Ela é composta por unidades de saúde que oferecem desde atendimentos básicos até serviços de urgência e emergência. Confira como acessar essa rede:

As unidades de pronto atendimento (Upas) do estado são porta de entrada para os serviços de saúde mental. Foto: Arquivo/Secom
  1. Unidades Básicas de Saúde (UBS): Para casos leves e moderados, o primeiro ponto de atendimento é a UBS mais próxima. Nela, profissionais de saúde podem realizar uma avaliação inicial e, se necessário, encaminhar para serviços especializados.
  2. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Em casos de urgência ou emergência relacionados à saúde mental, como crises agudas de ansiedade, depressão grave ou comportamento suicida, as UPAs estão disponíveis para o atendimento imediato. Se o caso exigir avaliação clínica ou internação, o paciente será encaminhado para os hospitais especializados.
  3. Pronto-Socorro: É o hospital da rede estadual que possui leitos de saúde mental. Unidade voltada para pessoas que precisam de assistência hospitalar devido à gravidade de seu quadro, como surtos psicóticos ou tentativas de suicídio.

A rede também conta com uma série de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem atendimento especializado. Eles são indicados para situações mais complexas, como o uso de álcool e outras drogas, ou para quem necessita de acompanhamento contínuo em saúde mental.

  • Caps AD III: Localizado no bairro Manoel Julião, em Rio Branco, o caps AD III é específico para pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Ele oferece acolhimento e tratamento especializado.
  • Caps Náuas (caps II): Situado em Cruzeiro do Sul, o Caps Náuas atende toda a região do Juruá. Este é um caps sem leitos de internação, mas oferece suporte contínuo para pessoas em sofrimento mental.
  • Caps municipais: Além dos centros estaduais, existem caps municipais espalhados por várias cidades. Na capital, por exemplo, temos o caps Samaúma, que fica localizado no bairro Floresta e que atende casos mais agravados de transtornos mentais.

Recentemente, o governo publicou em Diário Oficial algumas resoluções e incentivos financeiros para o fortalecimento da rede de saúde do estado, com foco na ampliação de serviços de atenção psicossocial.

A medida qualifica o Caps Samaúma, que atualmente é de Tipo II, a ser elevado à categoria Tipo III. Com a mudança, a unidade passará a oferecer atendimento especializado 24 horas para casos graves e persistentes de transtornos mentais, fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial do município.

Centro de Convivência Arte de Ser

O Centro de Convivência Arte de Ser, localizado no Parque Capitão Siríaco, em Rio Branco, é um importante espaço na rede estadual, voltado para a prevenção e promoção da saúde mental. Qualquer pessoa, incluindo trabalhadores, pode buscar atendimento preventivo nesse local. Além de oferecer suporte psicológico, o centro promove oficinas de expressão livre e outras atividades que ajudam no cuidado da saúde mental de maneira leve e acolhedora.

O Arte de Ser é um local destinado ao cuidado e acolhimento da população. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Esse espaço visa trabalhar com atenção em saúde mental, mas também uma saúde integral das pessoas. Oferecemos algumas oficinas voltadas para a arte, para a cultura e também práticas integrativas e complementares em saúde que fazem parte da Política de Atenção do SUS”, ressaltou Alonita Silva, do Arte de Ser.

Esse espaço é ideal tanto para quem está passando por um momento difícil quanto para quem busca prevenir o adoecimento emocional, por meio de atividades de integração e convivência.

Hosmac

Apesar de não ser porta aberta do SUS, o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) é uma referência fundamental para a saúde mental dos acreanos, desempenhando um papel essencial no atendimento de pessoas que enfrentam transtornos mentais em diversas fases da vida.

O Hosmac é a unidade referência no tratamento da saúde mental, no Estado. Foto: Odair Leal/Sesacre

Localizado em Rio Branco, o Hosmac oferece uma estrutura dedicada ao tratamento de transtornos mentais, prestando cuidados especializados que vão desde a atenção emergencial até a internação e acompanhamento de longo prazo.

The post Com a saúde mental do trabalhador em pauta, governo reforça importância do Setembro Amarelo e destaca locais de atendimento appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

“O preconceito é algo anticultural, por excelência”, diz artista plástico brasileiro

Em entrevista ao Podcast ONU News, Jaime Lauriano fala...

Acnur: Metade dos refugiados que retornaram para a Síria saiu da Turquia

Agência da ONU restabeleceu presença nas fronteiras e monitoramento...

Investigação da ONU revela detalhes do massacre de 207 pessoas no Haiti

Relatório indica que execuções realizadas pela gangue Wharf Jérémie...

Relatora da ONU destaca lições do julgamento do caso Gisèle Pelicot na França

Sobrevivente de estupro em massa obteve justiça após ter...

“Assassino por Acaso” ganha trailer

A Diamond Films divulgou o trailer oficial de ASSASSINO POR...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo