segunda-feira, 24 fevereiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Educação realiza oficina sobre vínculos afetivos para as equipes escolares

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Formação e Assistência Educacional (Defae), realiza com as equipes escolares a oficina “A importância dos vínculos afetivos na relação ensino-aprendizagem”. Nesta quinta-feira, 13, ela aconteceu para os profissionais da escola Mário de Oliveira, em Rio Branco.

De acordo com o professor Mário Roberto Torres, responsável pelo curso ministrado na escola Mário de Oliveira, a educação busca desenvolver todos os aspectos e dimensões do ser humano. “E a dimensão afetiva, emocional, é um desses componentes do desenvolvimento humano”, explica.

Oficina contou com a participação de todos os profissionais da escola. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Dessa maneira, continua, a questão cognitiva não vai acontecer de forma isolada de outras dimensões do conhecimento. “Elas precisam estar integradas. E, trata-se de um olhar um pouco diferente da escola tradicional, que busca somente o aspecto cognitivo do aluno, pois o afetivo está muito relacionado com a aprendizagem”, disse.

O palestrante avaliou que o ambiente também precisa ser afetivo para que os alunos consigam desenvolver todo o seu potencial. “O cérebro precisa se emocionar, as pessoas precisam estar bem para que todo o potencial possa ser desenvolvido”, destacou.

Mário Torres, assessor do Defae, destacou a importância dos vínculos afetivos no ensino-aprendizagem. Foto: Mardilson Gomes/SEE

As oficinas nas escolas surgiram a partir de duas jornadas pedagógicas que aconteceram na SEE. A primeira foi para os coordenadores dos núcleos do interior e a segunda para gestores e coordenadores pedagógicos e de ensino. “Então, estamos trazendo essas temáticas para as escolas e uma delas foi justamente essa importância do vínculo afetivo na aprendizagem”, frisou.

Um dos participantes da oficina na escola Mário de Oliveira foi o professor de religião, Yuri Montizuma. Segundo ele, é possível observar alunos com problemas emocionais em vários momentos de suas vidas. “Então, a gente precisa entender, compreender esse aluno e procurar ajudar, porque a educação não é somente passar conteúdo, mas também ensinar para a vida”, disse.

Professor Yuri Montizuma: “Educação não é só passar conteúdo”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem também participou do evento foi a professora de Ciências Verônica do Vale Severino. “Essa oficina está sendo muito importante, exatamente por conta dos laços que a gente vai criando com os alunos, e eu sou uma professora que sempre espero os meninos na porta e sempre dou bom dia, faço um elogio e a gente percebe que às vezes eles não estão bem, e com esses vínculos a gente muda essa relação”, afirmou.

Educação realiza oficina sobre vínculos afetivos para as equipes escolares appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Jovem estudante de Medicina morre após grave acidente de moto em Brasiléia

O jovem Geferson Cavalcante Ferreira, de 22 anos, faleceu...

DNIT prevê liberação do trecho rompido da BR-364 até a tarde desta segunda-feira (24)

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de...

Deracre apoia DNIT na recuperação emergencial da BR-364 em Tarauacá

  O governo do Acre, por meio do Deracre, está...

Minoritários questionam preço e timing da oferta pelo Carrefour Brasil

A operação desenhada pelo Carrefour para deslistar o Carrefour...

Motta indica simpatia a pautas contrárias ao governo após silêncio em campanha

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Recém-empossado presidente da Câmara dos...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo