segunda-feira, 24 fevereiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Governo do Acre e Ministério da Saúde promovem capacitação para melhorar o atendimento e combater arboviroses

Com o objetivo de reduzir os números de casos e óbitos por doenças como dengue, chikungunya, zika e oropouche, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realizou nesta quinta-feira, 13, a oficina “Estratégias integradas para organização da Rede de Atenção e Manejo Clínico da Dengue”. O evento foi realizado no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco e contou com a presença de representantes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do MS, que ministraram a capacitação.

Oficina abordou estratégias integradas para organização da Rede de Atenção e Manejo Clínico da Dengue”. Foto: Odair Leal/Sesacre

A capacitação faz parte do Movimento Nacional de Enfrentamento à Dengue e Outras Arboviroses, plano de ação do governo federal para combater essas doenças. O principal objetivo é aprimorar os fluxos assistenciais, desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade, evitando complicações graves e óbitos, que são considerados evitáveis com um atendimento adequado e eficaz. Para isso, a capacitação tem como foco a melhoria no acolhimento dos pacientes, estratificação contínua de risco e acompanhamento terapêutico.

A coordenadora da Rede de Urgência da Sesacre, Lúcia Carlos, destacou a importância do apoio da Força Nacional do SUS para melhorar a qualidade do atendimento. “O Estado decretou emergência de saúde pública, e a Força Nacional e a equipe da Secretaria de Atenção Primária e de Atenção Especializada do Ministério da Saúde estão aqui para apoiar todos os pontos da rede de saúde. Estamos trabalhando para que todos os pacientes sejam devidamente atendidos, principalmente os que registrem os sinais de gravidade, realizando o acompanhamento adequado desde a Atenção Primária”, afirmou. Lúcia também salientou a importância do monitoramento contínuo dos pacientes após a alta, para evitar complicações.

Coordenadora da Rede de Urgência da Sesacre, Lúcia Carlos destaca importância do apoio da Força Nacional do SUS para melhorar qualidade do atendimento. Foto: Odair/Sesacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, alertou para o aumento significativo de casos de arboviroses no estado, com mais de 4.700 pacientes notificados e mais de 1.200 confirmados com a doença. “O Acre é o primeiro estado a decretar emergência, e atualmente temos o maior número proporcional de notificações de arboviroses no Brasil. A prioridade é garantir que os pacientes recebam o atendimento correto e evitem que a doença evolua para casos graves”, destacou, agradecendo ao governo federal pelo apoio contínuo no enfrentamento da crise.

“A prioridade é garantir que os pacientes recebam o atendimento correto e evitem que a doença evolua para casos graves”, destacou Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

Reforçando a importância da integração entre as esferas federal, estadual e municipal, a idealizadora da Força Nacional do SUS e consultora técnica do Ministério da Saúde, Conceição Mendonça, disse que a responsabilidade pelo paciente é de todos, do agente comunitário de saúde ao governador. “O paciente é do SUS, e nossa missão é garantir que ele receba o melhor atendimento possível, sem fragmentação, para evitar que o quadro evolua para uma situação de mortalidade”, explicou, destacando o objetivo de atingir “mortalidade zero” entre os casos graves.

Idealizadora da Força Nacional do SUS e consultora técnica do Ministério da Saúde, Conceição Mendonça disse que a responsabilidade pelo paciente é de todos, do agente comunitário de saúde ao governador. Foto: Odair Leal/Sesacre

A Força Nacional do SUS também está atuando diretamente em Rio Branco para promover a capacitação prática dos profissionais de saúde. Desde segunda-feira, 10, os treinamentos começaram nas unidades de atendimento da Atenção Primária, com o objetivo de reforçar as práticas de acolhimento e classificação de risco. O ponto de referência municipal será a Urap Roney Meirelles.

O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, também falou da importância da parceria entre o Estado e o Município para fortalecer a rede de saúde. “Desde dezembro, quando identificamos a possibilidade de um aumento nos casos de dengue, trabalhamos de forma integrada, com ações preventivas e visitas de agentes de endemias. Além disso, estamos contratando profissionais de saúde para fortalecer a rede de atendimento e dar uma resposta mais rápida à população”, afirmou.

Secretário Rennan Biths destacou importância da parceria entre Estado eMunicípio para fortalecer a rede de saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Voltada para todos os municípios da região do Juruá, a oficina também está sendo realizada em Cruzeiro do Sul nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14, para gestores municipais, coordenadores de Atenção Primária à Saúde, Vigilância e unidades de urgência e emergência.

The post Governo do Acre e Ministério da Saúde promovem capacitação para melhorar o atendimento e combater arboviroses appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Google retira mês da História Negra e do Orgulho LGBTQIA+ de aplicativo de calendário, diz site

PELOTAS, RS (FOLHAPRESS) - O calendário online do Google,...

Fernanda Torres se junta a painel de festival americano com Karla Sofía Gascón

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Festival Internacional de...

PF indicia 3 desembargadores, 2 juízes e 7 advogados do Maranhão por venda de sentenças

A Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito da Operação...

Boca de urna aponta vitória de conservadores do CDU na Alemanha

Os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e União...

Goleiro do América-MG sofre ameaças após classificação

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Goleiro do América-MG, Matheus...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo