domingo, 23 fevereiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Comércio varejista acumula aumento de 6,2% no Acre e tem a quarta maior variação da Região Norte no acumulado do ano passado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 13, a pesquisa mensal de comércio, que avalia o volume de vendas do comércio varejista e do comércio varejista ampliado. Nos dois segmentos, o Acre se destacou no acumulado do ano, registrando aumento de 6,2% e 3,8%, a quarta e terceira maiores variações da Região Norte, respectivamente.

No acumulado do ano, volume de vendas do varejo no Acre ficou acima da média nacional. Foto: Odair Leal/Sesacre

O estudo mostra, ainda, que os indicadores do volume de vendas do comércio varejista ficaram acima do nacional, que fechou o ano com 4,7%.

O comércio varejista inclui itens como combustíveis e lubrificantes; mercados, tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, perfumaria; livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Já o comércio varejista ampliado, além desses itens, inclui veículos, motocicletas, partes e peças; atacado e varejo de material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O governador Gladson Cameli destacou que o diálogo com diferentes setores da economia tem impactado esses números, colocando o estado em uma posição de destaque e priorizando a qualidade de vida das pessoas.

“Tenho defendido uma gestão colaborativa, ouvindo todos os setores, inclusive, fortalecendo empresas privadas dentro daquilo que cabe ao Poder Executivo. Ver esses números é a prova que estamos caminhando certo, dando a estrutura necessária para que o setor possa crescer, impactando na economia do estado, como também geração de emprego e renda. O Acre merece e tem condições de se manter nesse protagonismo”, defende.

O fortalecimento do ambiente de negócios no Acre impacta diretamente esses números. O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita, destaca que as obras realizadas em todo o estado também têm contribuição para esses números, uma vez que geram trabalho e renda.

Governador diz que tem criado condições para que as empresas sejam fortalecidas no estado. Foto: Felipe Freire/Secom

Outra questão essencial, segundo ele, é a manutenção da folha de pagamento. “A construção civil tem sido retomada, e os programas que temos de incentivo à indústria, como o Programa de Estímulo à Construção Civil e Geração de Emprego e Renda (PEC-GER), vêm motivando o setor moveleiro, de alimentos e de confecções. Isso, somado ao otimismo, no setor empresarial, faz com que as coisas aconteçam, as pessoas invistam mais e a dinâmica da economia melhore”, pontua.

 

The post Comércio varejista acumula aumento de 6,2% no Acre e tem a quarta maior variação da Região Norte no acumulado do ano passado appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Sete planetas formam raro alinhamento no céu na próxima sexta (28)

CLAUDINEI QUEIROZSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - São muitos os...

O maior número de vitórias e indicações alcançadas no Oscar: ‘Emilia Pérez’ será um deles?

O Oscar, oficialmente conhecido como Academy Awards, é o...

STF nega habeas corpus para Monique Medeiros, mãe de Henry Borel

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ministro Gilmar Mendes,...

Trump critica Biden por comprar petróleo à Venezuela e “fortalecer” Maduro

Para o presidente norte-americano, seu antecessor não deveria ter...

Atacante briga com o time para cobrar pênalti na Itália, festeja sozinho e acaba substituído

Uma cobrança de pênalti por pouco não acabou em...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo