quinta-feira, 6 fevereiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Governo vai lançar streaming gratuito com filmes nacionais

O governo federal vai lançar um streaming gratuito dedicado exclusivamente ao cinema nacional no segundo semestre de 2025. Chamada de “Plataforma Pública de Acesso e Difusão de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros Sob Demanda”, pelo Ministério da Cultura, o streaming terá estilo baseado em outras plataformas como Netflix, Prime Video e Disney+. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Audiovisual (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, e vai dispor, gratuitamente, de conteúdos audiovisuais variados, entre curtas, médias, longas-metragens, trazendo um grande repertório do cinema brasileiro, em diferentes linguagens e formatos. O Minc investiu R$ 4,2 milhões em edital de licenciamento de obras para streaming brasileiro.

O anúncio do projeto já havia sido feito no ano passado, mas, após o sucesso do filme Ainda estou aqui, indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, a iniciativa ganhou mais visibilidade e teve sua divulgação reforçada durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, no último final de semana (01/02).

Segundo o Ministério da Cultura, o programa busca “ampliar o acesso à produção audiovisual brasileira” , além de “promover a difusão gratuita de conteúdos e fortalecer espaços de difusão não comerciais, como cineclubes, bibliotecas públicas e pontos de cultura”. Outro objetivo da iniciativa é atender à Lei 13.006/2014, que exige a exibição de filmes nacionais em escolas de educação básica, sendo mais facilmente atendida com o licenciamento promovido pelo Governo Federal.

Em agosto de 2024, o Ministério da Cultura, lançou um edital para licenciar 447 obras audiovisuais, com um investimento total de R$ 4,2 milhões, que farão parte do catálogo da plataforma brasileira. A ideia do projeto é, além de incluir produções cinematográficas da atualidade, como os escolhidos pelo edital, inserir também produções que o governo já tem o direito de imagem. As produções terão, obrigatoriamente, as acessibilidades comunicacionais de inclusão de legenda, legendagem descritiva, audiodescrição e janela de Libras. O resultado final das obras escolhidas ainda não foi divulgado.

Já em fase de finalização, de acordo com o Ministério de Cultura, o lançamento da plataforma será realizado de forma gradual.

Mais Lidas

Deputada Federal Socorro Neri é a nova presidente da FPeduQ

Parlamentar do Acre assume o comando da Frente em defesa...

Deputado José Adriano quer participar de comissões ligadas à Indústria e Economia

Efetivado no cargo no dia 1º de janeiro, o novo...

Em Cruzeiro do Sul, itens da lista escolar são cortados pelos pais em decorrência dos altos preços

Há poucos dias do início do ano letivo na...

Senador Alan Rick recebe homenagem do Tribunal de Justiça do Acre

Nesta quinta-feira, 6, durante a reinauguração da Escola do...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo