terça-feira, 4 fevereiro, 2025
24.3 C
Rio Branco

DEZEMBRO FECHA COM SALDO NEGATIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, no último dia 31, os dados relativos ao Novo CAGED, indicando a movimentação do emprego formal no mês de dezembro de 2024. Em todo o País, foram realizadas 1.523.251 contratações e 2.059.798 desligamentos, formando um saldo negativo de -535.547 postos formais.

A redução do número de postos de trabalho formal ocorreu em todas as unidades da Federação. Todos os grupamentos de atividades econômicas registraram redução na força de trabalho, sendo o setor de Serviços o que teve o maior volume de desligamentos, totalizando 1.003.050 postos a menos, com destaque para os serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (-257.703 postos). O Comércio apresentou um saldo negativo de -25.084 postos formais, enquanto a Indústria Geral foi impactada principalmente pela Indústria de Transformação, com -113.020 desligamentos.

Assim como ocorreu em todas as unidades da Federação, o Acre também apresentou resultados negativos na geração de postos formais de trabalho. Ao longo do mês de dezembro, ocorreram 3.016 admissões e 3.751 desligamentos, resultando em um saldo negativo de -735 postos, distribuídos entre os setores de Serviços (-377 postos), Comércio (-351 postos), Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais (-129 postos, com ênfase na Educação) e, por último, a Indústria Geral, com -87 vagas ocupadas.

Entre os municípios acreanos, os que mais registraram desligamentos foram: Rio Branco, com 379 postos formais a menos; Cruzeiro do Sul, com -111 postos; e Sena Madureira, com -105 postos.

Mesmo com os resultados negativos na geração de trabalho formal ao longo do mês de dezembro, o saldo acumulado do ano foi positivo em todo o País.

No Acre, municípios como Rio Branco, Bujari, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Brasiléia, Plácido de Castro e Xapuri somaram, juntos, 5.683 novas contratações ao longo do ano.

De acordo com o assessor da presidência da Fecomércio Acre, Egídio Garó, “uma vez adotadas políticas que eliminem a insegurança jurídica dos negócios, a redução das taxas inflacionárias e, consequentemente, da Selic, além de uma maior valorização do Real em comparação com o dólar americano, há tendência de que o volume de postos formais, a médio prazo, seja positivo. Contudo, a curto prazo, poderá ocorrer um maior volume de desligamentos em todos os setores econômicos abordados”, concluiu.

The post DEZEMBRO FECHA COM SALDO NEGATIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGOS FORMAIS first appeared on Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre.

Mais Lidas

Vereadores de Cruzeiro do Sul iniciam trabalhos da atual legislatura

Com salários maiores que em anos anteriores, os 14...

Larissa Manoela e André Luiz Frambach revelam que pretendem ter filhos

Em entrevista recente ao “PodDelas de Verão”, Larissa Manoela...

Esposa de Zezé di Camargo, Graciele, comenta sobre primeira noite sozinha com a filha

Em suas redes sociais, Graciele Lacerda, esposa do cantor...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo