terça-feira, 4 fevereiro, 2025
29.3 C
Rio Branco

Artesãos acreanos devem renovar carteira nacional da categoria para garantir acesso a benefícios

O artesanato é uma das formas mais tradicionais de apresentar a cultura de um estado e os grandes responsáveis por essas belezas, os artesãos, que são assistidos por políticas públicas. Mas, para isso, precisam estar com a carteira nacional em dia. O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), alerta para o recadastramento de artesãos acreanos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Para realizar o recadastramento, os artesãos devem procurar a Casa do Artesanato Acreano portando RG, CPF, comprovante de endereço e a carteira vencida, que são os documentos necessários para realizar o procedimento.

A Casa do Artesanato Acreano reúne peças de diversos artesãos do Estado. Foto: Bruno Moraes/Sete

Benefícios

De acordo com a coordenadora do Artesanato Acreano, Risoleta Queiroz, a Carteira Nacional do Artesão dá acesso a eventos e capacitações, apoiadas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “A carteira é totalmente gratuita, sem anuidade nem taxa de adesão e é emitida logo após o registro do artesão no Sicab”, explicou.

Além disso, o cadastro também possibilita que o artesão participe de feiras de artesanato nacionais e internacionais e acesse incentivos fiscais (benefícios dados somente em alguns estados). A carteira nacional do artesão possibilita a facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais); acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA); e a possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Os artesãos devem renovar a carteira nacional de artesão na Casa do Artesanato Acreano. Foto: Sete

Primeiro cadastro

Os artesãos que fizerem o cadastro pela primeira vez também terão acesso aos mesmos benefícios de quem renova o cadastramento. Para fazer o cadastro é necessário ser maior de 18 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de endereço, inscrição no PIS/Pasep (opcional), e uma peça artesanal de sua autoria ou foto em alta resolução.

O artesanato é uma peça importante para a valorização e divulgação da cultura do estado. Foto: Bruno Moraes/Sete

A Casa do Artesanato Acreano, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, 187, no Segundo Distrito, em frente ao Calçadão da Gameleira, funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados e domingos o funcionamento é das 13h às 17h.

The post Artesãos acreanos devem renovar carteira nacional da categoria para garantir acesso a benefícios appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

VÍDEO; Acidente entre carro e motocicleta no bairro do Telégrafo deixa motociclista com escoriações

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta...

Presidente Nicolau Júnior destaca Transparência e Parceria entre os Poderes

Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2025,...

Mergulhadores do 4º Batalhão recuperam rifle de pressão avaliado em R$ 2.500 após naufrágio no Rio Juruá

No último dia 3, segunda-feira, a guarnição de Mergulhadores...

Ufac abre inscrições para vagas residuais em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

A Universidade Federal do Acre (UFAC) abriu nesta terça-feira...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo