segunda-feira, 3 fevereiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

OpenAI anuncia ferramenta de “pesquisa aprofundada” para ChatGPT

A OpenAI, empresa norte-americana responsável pelo ChatGPT, anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova ferramenta de “pesquisa aprofundada” para seu chatbot de inteligência artificial. O lançamento acontece em um momento de crescente concorrência no setor, especialmente com a chinesa DeepSeek ganhando destaque. Além disso, a novidade foi revelada pouco antes de uma reunião do CEO da OpenAI, Sam Altman, com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, e o presidente do SoftBank, Masayoshi Son, em Tóquio.

 

De acordo com a OpenAI, a ferramenta permitirá que o ChatGPT analise e sintetize centenas de fontes da internet para gerar relatórios detalhados, oferecendo um nível de análise semelhante ao de um especialista. “A pesquisa aprofundada realiza em minutos o que levaria horas para uma pessoa”, destacou a empresa em seu site oficial.

Durante uma apresentação ao vivo, pesquisadores da OpenAI demonstraram a funcionalidade da nova ferramenta, que conseguiu reunir e resumir rapidamente informações sobre equipamentos de esqui para uma viagem ao Japão, utilizando dados disponíveis na web.

A OpenAI tem fortalecido sua presença global e busca novas parcerias estratégicas. Sam Altman, além da reunião no Japão, é um dos principais articuladores do projeto Stargate, uma iniciativa que prevê investimentos de pelo menos US$ 500 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial nos Estados Unidos. O projeto foi recentemente divulgado pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O magnata japonês Masayoshi Son, do SoftBank, também esteve presente na cerimônia de posse de Trump em janeiro.

O lançamento da ferramenta da OpenAI acontece em um momento de acirrada disputa no setor de inteligência artificial. A startup chinesa DeepSeek tem ganhado espaço com um modelo de chatbot avançado, desenvolvido a um custo significativamente menor do que os concorrentes ocidentais.

Em entrevista ao jornal japonês Nikkei, Sam Altman comentou sobre o avanço da China no campo da inteligência artificial e alertou para os riscos da tecnologia ser utilizada por governos autoritários para fortalecer mecanismos de vigilância e controle populacional.

Leia Também: AI da OpenAI será disponibilizada em laboratórios de armas nucleares

Mais Lidas

Max terá estreias aguardadas em fevereiro! Confira lista completa de lançamentos

O mês de fevereiro começou prometendo grandes estreias no...

Já era! Microsoft acaba com VPN gratuita para assinantes do Microsoft 365

Assinantes do pacote de serviços e ferramentas Microsoft 365...

Boletos já podem ser pagos com Pix a partir desta segunda (03)

A partir desta segunda-feira (03), boletos poderão ser pagos...

Pokémon TCG Pocket vai mudar sistema polêmico de trocas após reclamações de fãs

Pokémon TCG Pocket, um dos games mobile mais populares...

Prefeito de Rio Branco destaca importância do Legislativo para crescimento do Estado durante solenidade na Aleac

Convidado para participar da posse da nova Mesa Diretora...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo