sexta-feira, 31 janeiro, 2025
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Governo do Acre qualifica servidores para situações de emergência e calamidades

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e da Defesa Civil estadual, qualificam servidores públicos para situações de emergência e calamidades. O plano de ação foi aberto na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório da Fecomércio, em Rio Branco, com o objetivo de assegurar apoio aos municípios e proteção social às populações afetadas, especialmente as mais vulneráveis socialmente. A vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, realizou a abertura do evento.

Capacitação vai durar três dias e prepara servidores públicos para gestão de crises e outras situações emergenciais. Foto: Neto Lucena/SECOM

“Diante das mudanças climáticas extremas, o Acre tem sofrido com enchentes e secas cada vez mais frequentes e severas. Nesse sentido, estamos aqui, com apoio da Defesa Civil estadual para qualificar a atuação de cada servidor em situações especiais que exigem esforço, participação coletiva e voluntariado, para saber onde agir, como agir e quando atuar na defesa de vidas”, disse Mailza.

A Defesa Civil do Estado atua como órgão articulador das instituições, prioritariamente na prevenção, na mitigação e na preparação do plano de contingência. O coordenador do órgão no Acre, coronel Carlos Batista, afirmou que o gerenciamento de desastres visando restabelecer a normalidade social é fundamental para ações de resposta e assistência humanitária.

“Esse curso específico vai mostrar como cada cidadão deve se comportar em situações extremas. Vale ressaltar que trabalhamos com base no plano de contingência do Estado, visando sempre à segurança do cidadão, como determina o governador Gladson Cameli”, acrescentou Batista.

Defesa Civil estadual atua como órgão articulador das instituições, prioritariamente na prevenção, na mitigação e na preparação do plano de contingência. Foto: Neto Lucena/Secom

Ainda de acordo a instituição, não há previsão de inundações para este ano. “Como órgão de defesa, precisamos nos antecipar às emergências. Em 2024 não havia previsão de cheias e tivemos os maiores eventos climáticos da história, portanto, essa ação desenvolvida pela vice-governadora Mailza é relevante, para estarmos sempre prevenidos e preparados”, analisou Batista.

O governo do Estado empenhou-se em desenvolver um plano abrangente e eficiente, com foco na promoção da segurança hídrica e na melhoria da infraestrutura urbana e rural, que alcance desde medidas preventivas até ações de resposta imediata, em caso de desastres naturais.

O plano de contingência enfatiza ações como mitigação e adequação às mudanças climáticas, recuperação das matas ciliares, política de desenvolvimento municipal, drenagem e macrodrenagem urbana e educação ambiental, entre outras.

Durante três dias, os servidores serão qualificados para o gerenciamento de equipes, conceitos e práticas para gerenciamento de desastres e estratégias, logística em situações emergenciais, desastres e acolhimentos.

A solenidade de abertura foi prestigiada pelos titulares da Segov, Luiz Calixto; da Procuradoria-Geral do Estado, Janete Melo; do Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias; da Casa Civil, Cristovão Messias; da Junta Comercial, Nayara Honorato; do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, José Bestene; Empresas Públicas, Ana Paula Lima; e Companhia de Armazens Gerais e Entrepostos do Acre, Pádua Bruzugu.

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