quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Prefeitura de Rio Branco rebate denúncia de vereador sobre compra de mosquitos transgênicos para combate à dengue

Uma denúncia protocolada pelo vereador André Kamai (PT) nessa segunda-feira (27), no Ministério Público do Estado e no Tribunal de Contas, gerou reações da Prefeitura de Rio Branco, nesta terça-feira (28). O parlamentar questiona a compra, no valor de R$ 4,5 milhões, feita pela gestão municipal para a aquisição de mosquitos geneticamente modificados, conhecidos como “Aedes do Bem”.

Prefeitura de Rio Branco rebate denúncia de vereador sobre compra de mosquitos transgênicos para combate à dengue | Cidade AC News – Notícias do Acre
Rennan: “A eficácia do método já foi comprovada em outros municípios, que registraram redução de até 96% da população do mosquito” (Foto: Val Fernandes/Secom)

Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, defendeu a iniciativa, afirmando que o “Aedes do Bem™ é uma solução biológica inovadora, segura e eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

“A eficácia do método já foi comprovada em municípios como Piracicaba e Indaiatuba, que registraram redução de até 96% da população do mosquito nas áreas tratadas”, explicou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que o processo de contratação da remessa piloto obedeceu rigorosamente aos critérios legais e foi acompanhado pela Procuradoria-Geral do Município (PGM). Ele também informou que, em dezembro de 2024, diante da ameaça iminente de surtos de arboviroses, foi realizada uma reunião de alinhamento com a empresa distribuidora do material, com o objetivo de repactuar as entregas em lotes, respeitando as datas de validade do produto.

“As compras foram realizadas por meio de um distribuidor autorizado, e não diretamente com o fabricante”, enfatizou.

O secretário também rebateu acusações que circulam nas redes sociais, as quais, de acordo com ele, induzem a população a acreditar que houve irregularidades no processo. Em dezembro, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado anunciaram, em coletiva de imprensa, uma série de ações de combate ao Aedes aegypti, incluindo a adesão à mobilização nacional contra o vetor. Desde o dia 15 de janeiro, equipes do governo do Estado também acompanham os trabalhos realizados na capital. O próprio governo federal, como estratégia, adotou o uso de insetos estéreis em comunidades indígenas.

Rennan afirmou que a saúde da população é prioridade para a gestão municipal e que a prefeitura seguirá comprometida em implementar medidas efetivas e responsáveis para enfrentar os desafios impostos pelas arboviroses. Ele também garantiu que o material ainda não foi exposto ao meio ambiente.

“Esse material não foi ainda exposto ao meio ambiente. Nós estamos trabalhando com um cronograma porque é uma tecnologia nova, um controle biológico. Então requer que a gente tenha uma dinâmica tecnicamente robusta para que ele apresente os resultados esperados. Esse processo foi realizado no ano passado, obedecendo todo o rito legal. Foi dada a ordem de entrega do produto e o pagamento foi realizado pela gestão na época”, concluiu Rennan.

Mais Lidas

Vale do Juruá registra mais de 250 prisões por mandados judiciais em 2025, aponta Ministério

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelam...

Mais de 800 pessoas desapareceram no Acre nos últimos 2 anos; 145 eram crianças ou adolescentes

O Acre registrou praticamente o mesmo número de pessoas...

Prefeito de Milão chama ICE de “milícia que mata” após anúncio de envio aos Jogos de Inverno

A confirmação de que os Estados Unidos vão enviar...

Virginia abre o jogo e revela se Vini Jr. estará na Sapucaí no dia do desfile da Grande Rio

*]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:c6d4c4b9-7d98-4396-9edb-c559f0b2f1d5-8" data-testid="conversation-turn-18" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Faltando pouco...

Ele tem demanda! Harry Styles anuncia shows extras em SP após esgotar dois Morumbis

Após a rápida venda dos ingressos para as duas...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo