A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), continua com a Campanha de Vacinação contra a Influenza. A campanha na capital acreana tem registrado uma adesão abaixo do esperado, mesmo diante do aumento de casos de síndromes gripais e internações causadas por problemas respiratórios. Desde julho do ano passado, a vacina foi antecipada pelo Ministério da Saúde para atender a população de Rio Branco. Contudo, até o momento, pouco mais de 60 mil pessoas foram imunizadas.
A Prefeitura intensificou a divulgação e ampliou os pontos de vacinação, disponibilizando doses em todas as unidades de saúde, supermercados, shopping centers e outros locais de grande circulação. Apesar dos esforços, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa: apenas 35% do grupo prioritário recebeu a vacina.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Martins, reforça que a vacina contra a Influenza está disponível para toda a população a partir de seis meses de idade, não sendo mais restrita a grupos prioritários. Ela destacou que a vacina é segura e essencial para evitar formas graves da doença, reduzindo internações e óbitos, mesmo que não impeça totalmente a infecção.
Para aumentar a adesão, novas estratégias estão sendo implementadas nos últimos dias da campanha. Entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), e durante toda a próxima semana, equipes de vacinação estarão no Terminal Urbano de Rio Branco para imunizar a população que transita pelo local.
Além disso, na sexta-feira (26) e no sábado (27), haverá vacinação em supermercados e no shopping da cidade. A iniciativa busca alcançar mais pessoas em locais estratégicos de grande movimentação.
“Esse é o momento da população se prevenir. Esses vírus continuam muito agressivos, circulando aqui no nosso município”, disse Socorro Martins.
A Secretaria de Saúde informa que é fundamental que a população se imunize. Os pais precisam levar suas crianças, assim como idosos e demais membros da família, para receberem a dose da vacina e se protegerem contra as formas graves das síndromes gripais.
A campanha segue até 31 de janeiro, prazo final para que os moradores da capital se previnam contra doenças respiratórias e suas complicações.
“Essa vacina vai estar disponível ainda, somente até o final de janeiro, até o dia 31 de janeiro, e é o período que a população tem para vacinar. Lembrando que a vacina não é só para os públicos específicos, como era antigamente. A vacina é para toda a população, a partir de seis meses de idade”, explicou Socorro Martins.