quarta-feira, 22 janeiro, 2025
25.3 C
Rio Branco

Ações de policiamento comunitário fortalecem laços com comerciantes

A presença de agentes do Programa de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (PPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC) tem se tornado constante no cotidiano dos cidadãos acreanos. Atuando em bairros estratégicos da capital, Rio Branco, e interior, especialmente em comunidades mais carentes e em localidades com maior tendência à criminalidade, o programa busca fortalecer o vínculo entre a corporação e a comunidade, promovendo o diálogo, ações preventivas e atendimentos que priorizam o respeito e a confiança mútua, na construção de um ambiente mais seguro para todos.

Ação impacta diretamente na redução dos casos de furto e roubo. Foto: Felipe Freire/Secom

No dia a dia de quem transita por Rio Branco, principalmente em áreas com forte presença do comércio, é comum ver policiais militares conversando com populares, vendedores e realizando visitas a estabelecimentos e escolas. Atividades como essas fazem parte do plano de ações do policiamento comunitário.

Apesar de ser forte em todas as áreas e localidades onde atua, o programa tem ainda mais respaldo e proximidade em regiões da capital com significativa quantidade de pontos comerciais. Todos os dias, diferentes equipes de agentes realizam vistorias e prestam atendimentos nesses espaços, com objetivo de coibir possíveis ilegalidades.

Policiamento comunitário visa à aproximação da Polícia Militar com comunidade. Foto: Felipe Freire/Secom

Alzira Apolinária é proprietária de um estabelecimento alimentício no Novo Mercado Velho, na capital. Para a microempresária, a atuação dos policiais representa segurança para os comerciantes e clientes que buscam fazer uma refeição tranquilamente.

“O policiamento aqui dentro é muito importante para nós, porque temos segurança. Eles vêm, nos visitam, perguntam como estamos. Então, é muito importante isso, não só para nós, mas para a segurança dos nossos clientes”, afirma.

Alzira Apolinária destaca importância do policiamento. Foto: Felipe Freire/Secom

Fortalecimento de laços

De acordo com o segundo-sargento da PMAC e membro da patrulha comunitária, André Miranda, nos últimos anos a relação dos agentes com os comerciantes vem ganhando cada vez mais força.

“Tem sido muito gratificante essa aproximação da Polícia Militar com os comerciantes. O comércio tem recebido muito bem o policiamento, as visitas aos estabelecimentos estão cada vez mais sendo proveitosas. Com isso, a gente tem um trabalho mais humano com essas pessoas”, destaca.

Segundo-sargento André Miranda é membro de uma equipe de policiamento comunitário. Foto: Felipe Freire/Secom

Para facilitar o trabalho da corporação e melhorar a comunicação e a proximidade com os donos de estabelecimentos comerciais, são utilizados recursos tecnológicos de comunicação, para que os agentes possam ser acionados, a qualquer momento, em casos de roubo e furto: “Criamos um grupo de WhatsApp, que é pioneiro aqui no nosso estado. A gente tem policiais e comerciantes nesse grupo, que nos acionam”.

Segundo dados levantados pela PMAC, nos meses de agosto, setembro e outubro do ano passado foram realizadas 865 visitas a estabelecimentos comerciais da capital por policiais do PPCDH, sendo a maior quantidade em outubro, com um total de 436 visitações. Esses números impactam diretamente na redução dos casos de furto e roubo em um ano.

Em outubro, foram realizadas 436 visitas em pontos comerciais da capital. Foto: Felipe Freire/Secom

Redução de furtos e roubos

Um balanço realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostra que, entre 2023 e 2024, houve uma redução de quase 40% nos números de furtos em comércios de Rio Branco, e a PMAC salienta que muito vem da aproximação gerada a partir das visitas e do contato maior com os lojistas.

A comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Marta Renata Freitas, destaca que a proximidade entre as duas partes sustenta ainda mais o trabalho de anos que já vem sendo realizado pela corporação.

“Quando a comunidade se sente parte desse processo, a gente sabe que a construção é mais adequada, porque, de certa forma, a comunidade se sente também na responsabilidade de promover esse diálogo, não só com a Polícia Militar, mas com todos os órgãos públicos, de modo a construir realmente caminhos para uma sociedade mais pacífica”, afirma.

Comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas: “Caminhos para uma sociedade mais pacífica”. Foto: Felipe Freire/Secom

Além disso, a coronel salienta que a proximidade entre os policiais e a população aumenta a confiança na atuação da PM: “Nós somos uma instituição que tem bastante respaldo junto à sociedade e quando eu coloco o policial militar mais próximo do cidadão, certamente a confiança aumenta. A abertura para dialogar com a polícia também se torna melhor”.

Ações de policiamento comunitário fortalecem laços com comerciantes appeared first on Noticias do Acre.

Mais Lidas

Após reivindicações, Dnit afirma que vai realizar melhorias na ponte sobre o Rio Iaco

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes...

Nove casos de violência doméstica são registrados no último final de semana em Cruzeiro do Sul

No último final de semana, Cruzeiro do Sul registrou...

Mais uma carreta não consegue subir ladeira em Cruzeiro do Sul; medidas estão sendo implantadas

Em Cruzeiro do Sul, o tráfego de veículos pesados...

Vacinação contra gripe: população acreana tem até 31 de janeiro para se imunizar

O governo do Acre, por meio da Secretaria de...

Governo do Acre antecipa pagamento de janeiro para dias 27 e 29

Honrando o compromisso com o funcionalismo público, o governo...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo