Devido à morte de um jovem de 18 no balneário Igarapé Preto, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul em conjunto com o Corpo de Bombeiros realiza a contratação de guarda-vidas para ficar nos principais balneários da cidade, além de disponibilizar uma unidade do SAMU na arena do Juruá, para garantir assistência imediata em emergências nas áreas turísticas da cidade. A parceria também busca criar uma comissão para traçar diretrizes de segurança para a cidade.
A Comandante em exercício, Daniela Marques, destacou que após uma fiscalização em oito balneários da região, sendo quatro públicos e quatro privados, foi constatado que nenhum deles possui a presença de guarda-vidas, o que é obrigatório. Marques ressaltou sobre a necessidade da contratação imediata de guarda-vidas, especialmente em balneários que cobram entrada.
A comandante ressalta que atualmente há 35 guarda-vidas formados e disponíveis para serem contratados na região do Juruá. “Nós formamos vários guarda-vidas. E hoje temos 35 guarda-vidas civis aptos a serem contratados. Em toda a região do Jura, contabilizamos 81 guarda-vidas, contando com os formados em Porto Walter, Thaumaturgo e também militares do Exército. Portanto, temos profissionais aptos e prontos para serem contratados”, ressaltou Daniela.
Além da contratação dos profissionais, a prefeitura também está disponibilizando uma unidade do SAMU na arena do Juruá, para garantir assistência referente a emergências nas áreas turísticas da cidade. E em parceria, os Bombeiros e a Prefeitura estão criando uma comissão para traçar diretrizes de segurança.
A Secretária de Turismo, Janaína Teças, informou que a gestão municipal está empenhada em garantir a presença contínua de guarda-vidas nos principais balneários, principalmente no Igarapé Preto, onde a cobertura será intensificada durante os finais de semana até março.