quarta-feira, 15 janeiro, 2025
28.3 C
Rio Branco

Botafogo mostra evolução e vence a Portuguesa no Campeonato Carioca

rjnewsnoticias

O Botafogo conquistou a primeira vitória no Campeonato Carioca 2025 nesta terça-feira (14). A equipe alternativa do Glorioso bateu a Portuguesa-RJ por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela segunda rodada da Taça Guanabara. O Alvinegro ditou o ritmo do primeiro tempo e abriu o placar com Kauê. Já na etapa complementar, o Bota sofreu com as mexidas da Lusa, que passou a incomodar especialmente na bola aérea. Lohan chegou a marcar de cabeça, mas o impedimento foi assinalado. Os donos da casa só respiraram aliviados quando Newton descolou grande passe para Kayke ficar cara a cara com o goleiro e anotar o segundo.

Com o resultado, o Botafogo chegou aos três pontos e subiu para a segunda colocação do Campeonato Carioca. É a mesma pontuação da Portuguesa, que leva a pior nos critérios de desempate e aparece em quinto.
O Alvinegro volta a campo no próximo sábado, às 16h30, para enfrentar o Sampaio Corrêa no Estádio Lourival Gomes, em Saquarema. Já a Portuguesa encara o Madureira no domingo, a partir das 17h, no Luso-Brasileiro. As duas partidas são válidas pela terceira rodada da competição.
O jogo
Depois de uma estreia frustrante no Campeonato Carioca, o técnico Carlos Leiria promoveu mudanças no Botafogo. O treinador colocou o atacante Yarlen no time titular, improvisou o volante Newton na lateral direita e o ponta Rafael Lobato na lateral esquerda.
Com a formação mais ofensiva, o Glorioso não encheu os olhos da torcida, mas já mostrou uma evolução e ditou o ritmo do primeiro tempo. Assim, chegou ao gol na marca dos 20 minutos. Matheus Nascimento tentou driblar o marcador e deixou a bola escapar. Kauê, que acompanhou o lance, correu para ficar com a sobra e finalizou com categoria no canto direito do goleiro Bruno, que nada pôde fazer.
Em vantagem no placar, o Bota seguiu melhor, mas faltou objetividade na criação de jogadas para ampliar a vantagem. Não por acaso as outras boas jogadas vieram só após os 40 minutos, quando Vitinho e Carlos Alberto tiveram chances de marcar, mas sem sucesso. Já a Portuguesa nada fez no setor ofensivo durante a primeira etapa e praticamente não obrigou o goleiro Raul a trabalhar.
No retorno do intervalo, o jogo mudou de figura. Isso porque o técnico Evaristo Piza promoveu três mudanças na Portuguesa, e o Botafogo encontrou dificuldades para fazer encaixe defensivo.
Nesse cenário, a Lusa explorou – e muito – a bola aérea. Nos dez primeiros minutos, a Lusa conseguiu cinco cabeçadas dentro da área do Glorioso. Marcus Vinícius chegou a tirar tinta da trave. As outras quatro vieram com Lohan, que entrou na volta do intervalo. Ele, inclusive, chegou a balançar as redes, mas o impedimento foi assinalado.
O Botafogo só conseguiu responder perto dos 19 minutos, quando Yarlen cobrou escanteio na medida para Newton cabecear. No entanto, o goleiro Bruno estava ligado e fez a defesa à queima-roupa.
Apesar do lance de perigo, o Alvinegro não aproveitou o momento para entrar no jogo e viu a Lusa seguir melhor, sempre explorando a bola pelo alto. Com isso, o Bota seguia com dificuldades para chegar ao ataque, mas um grande passe de Newton ajudou o time da casa a respirar aos 30 minutos.
Do meio de campo, o volante, que atuou improvisado como lateral-direito, encontrou Kayke, que correu nas costas da defesa da Lusa. O atacante mostrou tranquilidade diante do goleiro e finalizou para abrir o placar. O bandeira chegou a assinar o impedimento, mas o VAR validou o gol.
Pouco depois, Kayke apareceu para servir Matheus Nascimento, que balançou as redes para anotar o terceiro. Entretanto, o assistente assinalou posição irregular do atacante e, desta vez, o VAR confirmou.

Ficha técnica

Botafogo x Portuguesa
Data e hora: 14/1/2025, às 19h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: João Marcos Gonçalves Fernandes
Cartões amarelos: Matheus Nascimento, Patrick de Paula, Kayke, Yarlen, Lucyo e Kawan (BOT) / Iran (POR)
Cartões vermelhos: –
Gols: Kauê (1-0) (20’/1ºT) / Kayke (2-0) (30’/2ºT)
BOTAFOGO (Técnico: Carlos Leiria)
Raul; Newton, Kawan, Serafim e Lobato (Lucyo, 41’/2ºT); Patrick de Paula, Kauê (Kauê Leonardo, 20’/1ºT) e Vitinho (Kauan Lindes, Intervalo); Yarlen, Carlos Alberto (Kayke, 14’/2ºT) e Matheus Nascimento (Valentín Adamo, 41’/2ºT).
PORTUGUESA (Técnico: Evaristo Piza)
Bruno; Lucas Mota, Thomás Kayck, Ian Carlo, Iran (Willian, Intervalo) e Marcus Vinícius (Kayke, 28’/2ºT); Wellington Cézar, Anderson Rosa (João Paulo, Intervalo) e Romarinho; Joãozinho (Miguel Vinicius, 21/’ºT) e Hélio Paraíba (Lohan, Intervalo).

Mais Lidas

Governo Lula é cobrado pelo MPF para proteger geoglifos do Acre

O Governo Lula foi cobrado pelo Ministério Público Federal...

Estátua de Chico Mendes volta a sofrer vandalismo no centro de Rio Branco

A estátua do líder seringueiro Chico Mendes, localizada no...

Previsão é de tempo firme e chuvas abaixo da média nos próximos dias

O verão amazônico, conhecido por ser uma estação chuvosa,...

Prefeitura de Plácido nomeia Secretários e Diretores para o quadriênio 2025/2028.

Na manhã dessa quarta-feira, 15/01/2025, no auditório da...

Deracre, Dnit e Corpo de Bombeiros removem balseiros da Ponte da União, no Rio Juruá 

O governo do Estado, por meio do Departamento de...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo