A primeira etapa foi de muita marcação das duas equipes. O Vasco começou agredindo mais o campo de ataque e teve a melhor chance com Alegria, após boa articulação com GB, e o Nova Iguaçu passou a subir para o jogo a partir dos 15 minutos, tendo boa sequência de jogadas. A principal resposta do “Orgulho da Baixada” foi com João Paulo, de falta, em cobrança de falta.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim, o Vasco começou a ter boas oportunidades e, com volume de jogo, abriu o placar aos 39 minutos. Bruno Lopes recebeu de graça da defesa do Nova Iguaçu, invadiu a área pela direita e cruzou para o meio. O goleiro Lucas Maticoli deu rebote e o jovem Paulinho, lateral-direito, tocou para o fundo da rede.
Queda de ritmo
Logo no início do segundo tempo, um susto no Vasco. Aos cinco minutos, Gabriel Pinheiro recebeu na área e finalizou forte, e a bola pegou no braço de Paulinho após resvalar na coxa. A arbitragem assinalou o pênalti, mas, depois de indicação do VAR, anulou a marcação.
Nova Iguaçu e Vasco trocaram bons ataques nos primeiros minutos, mas a Laranja Mecânica aproveitou falha no sistema defensivo e deixou tudo igual aos 17. Jorge Pedra cobrou escanteio na segunda trave, a marcação não acompanhou, o goleiro Pablo não saiu e Sidney apareceu para cabecear na pequena área e empatar a partida.
A partida caiu bastante quanto à qualidade a partir dos 30 minutos. Os times, com as substituições, se desorganizaram e tiveram poucos lances ofensivos além de acumularem erros de passe. O Nova Iguaçu levou perigo nos acréscimos com Lucas Cruz, mas a bola passou à direita da meta defendida por Pablo. A igualdade no placar na primeira rodada do Carioca foi confirmada ao apito final do árbitro Carlos Tadeu Ferreira de Castro.
Local: São Januário
Data e hora: 11/1 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Arbitragem: Carlos Tadeu Ferreira de Castro
Assistentes: Carlos Henrique Alves e Hugo Filemon Soares
Gols: Sidney 17’/2ºT (NIG); Paulinho 39’/1ºT (VAS)
Cartões amarelos: Andrey Dias (NIG); Alegria e Riquelme (VAS)
NOVA IGUAÇU: Lucas Maticoli, Gabriel Pinheiro, Renan e Mateus Muller (Ramon); Sidney, Jorge Pedra (Fernandinho), Igor Guilherme (Kayke David) e João Lucas (Lucas Cruz); Xandinho, Philippe Costa (Victor Rangel) e Andrey. Técnico: Carlos Vitor.
VASCO: Pablo, Paulinho, Lyncon, Luiz Gustavo e Victor Luís; Zé Gabriel (Lucas Eduardo), De Lucca (JP) e Alegria (Avellar); GB, Serginho (Riquelme) e Bruno Lopes (Andrey). Técnico: Ramon Lima.