O Núcleo de Saúde do Adolescente e Jovens do Acre (NUCSAJ), ligado à Secretaria de Saúde (Sesacre), tem reforçado as ações de conscientização e preservação da saúde dos estudantes da rede pública de ensino do estado. Em três meses, a equipe, em parceria com as secretarias municipais, tem levado palestras e ações para garantir a saúde desses jovens.
No balanço do núcleo, as atividades chegaram às cidades de Feijó, Brasileia, Tarauacá e, recentemente, Jordão, alcançando, ao todo, 575 estudantes. Luciana Freire, coordenadora estadual da Saúde do Adolescente da Sesacre, explica quais ações são levadas a público.
“Em nossa última ação, em Jordão, tivemos uma roda de conversa com 250 adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos da escola estadual Jairo de Figueiredo Melo, abordando os direitos sexuais e reprodutivos, atendimento ao adolescente, atualização do calendário vacinal e distribuição de cadernetas de saúde do adolescente”, pontua.
O foco dessas reuniões é reduzir o índice de gravidez na adolescência, alertar sobre possíveis abusos e acompanhar a cobertura vacinal desse público-alvo.
“Atividades como esta cooperam para uma abordagem multidisciplinar, pois contribuem como instrumento de visualização do cotidiano, tanto como elemento facilitador da movimentação dos adolescentes e jovens nas unidades de saúde quanto para a própria equipe, sendo útil para avaliar diversas situações e auxiliar no planejamento sexual, reprodutivo e no cuidado integral dessa população”, destacou.
Para ela, ter acesso a esses dados e reconhecer esse cenário é importante para considerar as especificidades do contexto para adequar práticas assistenciais no campo da saúde, principalmente da saúde coletiva, assim, requerendo práticas e saberes intersetoriais e a possibilidade de estabelecimento de linhas de cuidado.
“Um dos princípios norteadores para a realização da saúde dos adolescentes e jovens na comunidade é que eles precisam ser entendidos como sujeitos e protagonistas de sua individualidade. Os locais escolhidos são onde acontecem maiores índices de gravidez na adolescência”, acrescenta.
Juliana Huni Kuin, de 13 anos, estudante da escola de Jordão, falou da importância desses encontros. “É muito bom, porque a gente aprende a evitar gravidez na adolescência, como se prevenir e a importância da vacina. Nós, adolescentes, precisamos estudar muito, porque meu sonho é me formar em direito”, disse.
O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, destacou que as parcerias entre as instituições expandem o alcance do Estado. “O governo do Acre segue avançando com trabalhos articulados, buscando o desenvolvimento das políticas públicas. As ações da Sesacre se somam e reforçam o trabalho já realizado pela Educação dentro de nosso programa escolar, com conteúdos voltados para a conscientização de nossos adolescentes”, pontuou.
Em setembro, a equipe deve ir para Assis Brasil e Xapuri.
The post Em três meses, ações de conscientização de saúde chegam a mais de 570 adolescentes de escolas no interior do Acre appeared first on Noticias do Acre.