A Prefeitura de Rio Branco deu início a uma grande ação de limpeza e combate ao mosquito transmissor da dengue, unindo esforços entre a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), que disponibilizou 33 homens divididos em três equipes e 18 máquinas pesadas, e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com seus agentes de saúde.
A iniciativa, que visa reduzir os focos do Aedes aegypti e conscientizar a população sobre medidas preventivas, começou pelo bairro 6 de Agosto e seguirá para os bairros Cidade Nova e Canaã, locais com maior incidência da doença.
De acordo com o secretário da Semsa, Rennan Biths, o objetivo é realizar a limpeza da cidade, dos espaços públicos e logradouros.
“Nossa equipe de agentes de endemias também está envolvida nesta ação para orientar e fiscalizar as residências dessa região, tendo em vista que os dados indicam uma preocupação com relação aos focos de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika”
Durante a ação, as equipes realizam a limpeza de áreas públicas, eliminando possíveis criadouros do mosquito, além de promover atividades educativas com os moradores. A integração entre as secretarias tem como objetivo aumentar a eficiência dos trabalhos e alcançar mais regiões da cidade.
Neste período é essencial redobrar a atenção com os focos de mosquito. Por isso, os moradores são orientados a recolher resíduos de seus quintais e colocá-los em frente às residências para facilitar a remoção. A união entre as secretarias e a conscientização da população é fundamental para melhorar a qualidade de vida e proteger a saúde pública. A prefeitura também pede que os cidadãos fiquem atentos a recipientes que possam acumular água, como pneus, garrafas e caixas d’água destampadas, além de notificarem possíveis focos de mosquito.
Com essas medidas, a prefeitura busca prevenir surtos de doenças e garantir mais segurança à população durante o período chuvoso.
“O prefeito Tião Bocalom, com toda a sua equipe, pediu que tivéssemos total atenção neste momento. Devido às chuvas, o volume das águas pode trazer algumas viroses, como é o caso da dengue. Estamos tendo todo o cuidado, especialmente nas áreas com foco do mosquito. Pedimos à população que recolha seus entulhos e os coloque em frente às residências para que a Secretaria de Cuidados com a Cidade realize a remoção desses materiais”, destacou Alysson Bestene, prfeito de Rio Branco – em exercício.