quinta-feira, 26 dezembro, 2024
28.3 C
Rio Branco

Ministro Waldez Góes visita o Acre e destaca ações prioritárias para a Amazônia

Em meio à Assembleia Geral Ordinária da Amac, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, chegou para anunciar aos prefeitos presentes a sua visita ao Acre, nesta quinta-feira (19).

O ministro destacou a importância da agenda positiva em sua passagem pelo estado, com foco em resíduos sólidos, saneamento básico, desenvolvimento regional e melhorias nos serviços públicos.

Ele afirmou que veio ao Acre a convite do senador Alan Rick e que é sempre bom tratar de temas fundamentais, que são prioridades para o governo do presidente Lula e para a Amazônia, como a gestão de resíduos sólidos e o saneamento básico, áreas em que a região ainda apresenta índices alarmantes.

Durante a visita, o ministro ressaltou que a Amazônia recicla menos de 3% dos resíduos produzidos, perdendo oportunidades econômicas e agravando problemas de saúde pública. No saneamento básico, a região ainda possui a menor cobertura de água e esgoto do país, um cenário que exige atenção urgente.

O ministro também apresentou o Fundo de Desenvolvimento Regional de Infraestrutura Sustentável, criado para financiar projetos estruturantes nos estados e municípios das regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, esse fundo apoia a modelagem e estruturação de projetos que antes dependiam exclusivamente de instituições como o BNDES ou a Caixa Econômica Federal. Agora, o Ministério da Integração pode atuar diretamente nesse processo, em parceria com outros órgãos federais.

Acompanhado pela deputada Antônia Lúcia, pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e outras lideranças políticas locais, Waldez Góes destacou o compromisso do governo federal com o Acre. Ele agradeceu o apoio do senador Alan Rick, do governador Gladson Cameli e dos prefeitos na condução de ações estratégicas para o desenvolvimento da região.

“Primeiro, é sempre um prazer vir ao Acre. Obviamente, houve uma frequência grande em razão dos eventos, estiagens, enchentes, mas agora estou numa agenda muito positiva aqui, tratando de resíduos sólidos, tratando de saneamento básico, de desenvolvimento regional, local, de geração de oportunidades e também de melhoria de serviços públicos”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional Waldez Góes.

O senador Alan Rick destacou que o problema ambiental é também um problema de saúde pública e que, agora, através do consórcio que está sendo criado para os municípios acreanos – considerado modelo para o Brasil – tudo pode ser resolvido.

“Temos uma legislação que nos obriga a cumprir esse requisito, que é dar a destinação correta dos resíduos sólidos ou do lixo produzido pelas nossas cidades. E, como os nossos municípios não têm recurso para tal, buscamos o apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional desde 2022, ainda no governo passado, e agora, no atual governo, continuamos o trabalho para que os municípios acreanos tenham as condições de instalar os seus aterros.”

“Eu tenho certeza absoluta que a gente vai vencer isso. Essa etapa do lixo realmente está bem encaminhada. Nós temos aí o apoio do nosso ministro, Waldez Góes, que está aqui hoje, e do senador Alan Rick, que já faz tempo também que está envolvido com esse projeto, juntamente com a deputada Antônia Lúcia, ou seja, acredito que a gente vai conseguir resolver o problema do lixo nos outros 21 municípios também, se Deus quiser”, destacou o prefeito.

“O projeto aqui vai ter uma cara diferenciada. Por se tratar de Floresta Amazônica, ele vai contar com tecnologias que ainda não estão sendo implantadas em 100% do Brasil. Então, o projeto que será implementado aqui vai ser modelo para os outros estados que estão dentro da Amazônia”, concluiu o diretor de Parcerias Público-Privadas, Denílson Campelo.







Mais Lidas

Morre Ney Latorraca, ícone da arte brasileira, aos 80 anos

O ator Ney Latorraca faleceu na manhã desta quinta-feira...

Repetição: “Garota do Momento” e “Mania de Você” têm mocinhas dadas como mortas

A criatividade dos autores de novelas está deixando a...

Imóveis de luxo de Ney Latorraca serão doados a instituições após sua morte

A morte de Ney Latorraca, aos 80 anos, na...

Em 2024, Seplan garantiu cerca de R$ 967 milhões em operações de crédito para o governo do Acre

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) é o...

Últimas Notícias

Categorias populares

  • https://wms5.webradios.com.br:18904/8904
  • - ao vivo